Imprimir

Imprimir Notícia

11/06/2020 | 12:12

Mato Grosso tem sete unidades de saúde com 100% ocupação; 80 leitos de UTI disponíveis

Boletim informativo da Secretaria Estadual de Saúde (Ses-MT) demonstra que sete unidades de saúde atingiram 100% de sua ocupação. Até quarta-feira (10), haviam 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) disponíveis. 

Sobre os leitos de UTIs, a taxa de ocupação é de 64,9% em Mato Grosso. Já os leitos de enfermaria, estão disponíveis 661 pelo Sistema Único de Saúde (SES), e a taxa de ocupação é de 16,2%. 

Já atingiram 100% de ocupação nos leitos de UTI as seguintes unidades: Hospital Regional de Sinop, Hospital Regiona de Rondonópolis, Hospital São Luiz, Hospital Regional de Sorriso, Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, Santa Casa de Rondonópolis e Hospital Universitário Júlio Muller. 

As outras unidades de saúde estão na seguinte situação: Hospital Estadual Metropolitano (85%), Hospital Estadual Santa Casa (85%), Hosital Regional de Alta Floresta (0%), Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (64%),  Hospital Municipal de Barra Garças (60%). Hospital Municipal de Juína (33%) e Hospital São Benedito de Cuiabá (0%). 

Colapso em Mato Grosso
 
Em coletiva via redes sociais, nesta terça-feira (9), o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, disse que a maioria dos prefeitos de Mato Grosso não fizeram sua parte e deixaram apenas para o Estado a responsabilidade de construir leitos de UTI. Isso faz com que o Hospital Metropolitano comece a ter uma taxa de ocupação gigantesca.
 
"Não tem nada sob controle. O crescimento de pacientes é muito grande e a situação se agrava de hora em hora. Ontem, por exemplo, tivemos a chegada de 10 pacientes para UTI de uma pancada só. Então, se os prefeitos não nos ajudarem, teremos sim um colapso no estado. Não será apenas Sorriso, Sinop e Cáceres", comentou Gilberto.
 
O secretário ainda comentou que a situação em Cuiabá e região Metropolitana está começando a ficar assustadora quanto às vagas. Somente em uma hora da segunda-feira (7), 10 pacientes Covid-19 chegaram precisando de UTI nos hospitais de Cuiabá e Várzea Grande.

O ultimo boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela SES-MT contabilizou um total de 4.762 casos da doença em Mato Grosso e 153 óbitos. Foram 258 novos casos e 13 óbitos registrados nas últimas 24h. Os números mostram uma estabilização da infecção que vinha crescendo exponencialmente e batendo recordes nos últimos dias.

Dos 4.762 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 2.661 estão em isolamento domiciliar e 1.697 estão recuperados. Há ainda 251 pacientes hospitalizados, sendo 133 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 118 em enfermaria.

Fonte: Olhar Direto 
 
 Imprimir