Imprimir

Imprimir Notícia

10/08/2020 | 09:26 - Atualizada: 10/08/2020 | 09:29

Se explosão de Beirute fosse em Cuiabá, atingiria do Paiaguás a VG

A explosão em Beirute, no Líbano, na terça-feira (4), chocou pessoas em todo o mundo pela extensão e quantidade de vítimas. Já são amis de 130 óbitos, 5 mil feridos e 100 desaparecidos. Mas e se uma explosão dessa magnitude acontecesse em Cuiabá, qual seria o impacto? O  foi atrás dessa resposta e verificou que esse tipo de detonação atingiria uma área que vai do Paiaguás até o começo de Várzea Grande.

As primeiras informações do governo libanês mostram que a explosão de quase 3 toneladas de nitrato de amônio causou impactos em uma área de cerca de 5 quilômetros do porto onde o navio com o material estava.

Em Cuiabá, isso significa dizer que se uma explosão desse tipo ocorresse no Centro, iria atingir bairros como Paiaguás, parte da grande CPA, Jardim Amália, Santa Inês, Jardim Itália, Jardim Petrópolis, Praeiro, Coophamil, Cidade Verde, Ribeirão do Lipa, chegando a Várzea Grande nos bairros Alameda, Ponte Nova e Construmat.

 Nesse raio de 5 quilômetros poderiam ser sentidos tremores de terra mais fracos e alguns prédios teriam os vidros quebrados. Em até um quilômetro edifícios a Escola Estadual Liceu Cuiabano, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o Hospital Estadul Santa Casa, a Câmara de Cuiabá e o Hospital Municipal São Benedito ficariam bastante danificados.

Ainda nessa simulação, com uma explosão no centro de Cuiabá, a igreja Matriz ficaria totalmente destruída. O barulho da detonação seria ouvido em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte da Capital), Campo Verde (131 km ao sul), Barão de Melgaço (113 km ao sul), Cáceres (225 km a oeste), Denise (211 km a médio-norte), Dom Aquino (166 km ao sul)Itanhangá (150 k ao norte), Jaciara (144 km ao sul), Jangada (80 km ao norte) e outros municípios distantes até 240 quilômetros.

Tragédia
A explosão aconteceu no porto em Beirute e deixou quase 300 mil pessoas desabrigadas. Além dos feridos, que sobrecarregaram o sistema de saúde, 3 hospitais foram destruídos e outros dois estão parcialmente danificados. A estimativa inicial do governo do Líbano é que o acidente tenha causado danos de mais de US$ 3 bilhões.




Fonte - Gazeta Digital
 
 Imprimir