Imprimir

Imprimir Notícia

03/11/2020 | 12:18

Operação Lei Seca prende dois e multa 20 em fiscalização na saída para Chapada

A 14ª Edição da ‘Operação Lei Seca’, realizada no feriado de Finados da última segunda-feira (02), na MT-251, km 03, bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá, terminou com duas pessoas presas – em pouco mais de uma hora - e 20 multadas.

No total, foram realizados 66 testes de alcoolemia (bafômetro) durante a operação, que começou pouco antes da 17h e seguiu até 18h. No período, foram confeccionados 20 Autos de Infração de Trânsito, sendo cinco por condução de veículo sob efeito de álcool.
 
Ao todo, seis veículos foram recolhidos. Todos os AITs são aplicados com base na Lei Nº 9.503, do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).
 
A Operação Lei Seca é realizada de forma integrada e coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI-E) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Nesta edição, participaram representantes das Polícias Militar (PM-MT), Civil (PJC-MT) e Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen) e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
 
Legislação
 
A multa para o motorista que é flagrado dirigindo sob efeito alcoólico é de R$ 2.934,70. No momento do teste do bafômetro, o condutor que tiver índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido será preso, pagará multa, terá a CNH suspensa e responderá por crime.
 
Quando a quantidade de álcool for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem a CNH retida e paga multa.
 
O titular da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), Christian Cabral, adiantou que as blitzes da Lei Seca voltarão com uma frequência ainda maior do que antes da pandemia. Isso porque, durante este período e, principalmente após a flexibilização, aumentou o número de condutores dirigindo embriagados pelas ruas de Cuiabá e Várzea Grande.
 
“O número de pessoas conduzindo embriagadas é extremamente elevado. Registramos aumento muito alto nesse período. Voltaremos com uma frequência até maior do que antes da pandemia, para poder dar um recado para a população. Estaremos operando com intensidade maior para reestabelecer o direito de circular do cidadão”, disse o delegado em entrevista ao Olhar Direto.

Fonte - Olhar Direto 
 
 Imprimir