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10/12/2020 | 08:54

Airbnb faz hoje IPO e pode conseguir US$ 3,5 bilhões, com ação a US$ 68

Num ano em que a própria existência do negócio esteve ameaçada pelo impacto da pandemia no turismo, o Airbnb estreia nesta quinta-feira na Bolsa americana, com expectativa de levantar cerca de US$ 3,5 bilhões num dos mais esperados IPOs de 2020.

O Airbnb e seus investidores vão oferecer cerca de 52 milhões de ações, por US$ 68 cada. Com esse preço, a companhia será avaliada em US$ 47 bilhões. A oferta pública inicial acontece um dia após o aplicativo de entregas DoorDash ver seus papéis valorizarem 92% em seu primeiro pregão.

A listagem do Airbnb amplia ainda mais o recorde registrado em IPOs neste ano, que já registra a captação de mais de US$ 163 bilhões — incluindo os US$ 3,37 bilhões da oferta da DoorDash —, segundo cálculos da Bloomberg. E ainda existem mais empresas na fila: a produtora de games Roblox, a financeira Affirm Holdings e a ContextLogic, dona do e-commerce Wish.

Fundado em 2008 pelo trio Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk, o Airbnb revolucionou o setor de hotelaria, permitindo que proprietários oferecessem imóveis, ou apenas um quarto, para aluguel por temporada.

A empresa cresceu de forma acelerada ano a ano, durante mais de uma década, até a pandemia do novo coronavírus. Em março, os planos para o IPO, que já estavam em andamento, foram suspensos. Em abril, as reservas despencaram 72% e a start-up gastou mais de US$ 1 bilhão em devoluções por cancelamentos.

Por causa da crise, a companhia demitiu 1,9 mil funcionários, cerca de 25% de sua força de trabalho. Mas em junho, os negócios começaram a melhorar com uma mudança no perfil do turismo, com viagens curtas, de carro, e aluguéis de casas para evitar as aglomerações dos hotéis.

No dia 8 de julho a plataforma registrou mais de um milhão de diárias reservadas, marca que não alcançava desde março, com hóspedes planejando estadas mais longas, muitos fugindo dos grandes centros pela possibilidade aberta pelo home office.

No terceiro trimestre, a queda no faturamento do Airbnb foi de apenas 18%, pouco em comparação com as perdas de quase 60% de empresas como Expedia e Marriot. E por causa da contenção de gastos, o período foi o mais lucrativo da história da companhia.

Fonte - O Globo 
 
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