Imprimir

Imprimir Notícia

16/02/2021 | 08:16

Secretário pede que população denuncie aglomerações e diz que quem descumprir decreto será autuado

O secretário municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales, pediu apoio da população para que os eventos carnavalescos e com aglomerações sejam coibidos. Segundo ele, a secretaria não tem poder de investigar os casos, mas quem for pego descumprindo os decretos será autuado: “ninguém pode argumentar desconhecimento do que já está sendo falado há meses”, disparou.

Segundo o secretário, quem quiser denunciar festas clandestinas, eventos de cunho carnavalesco, estabelecimentos lotados ou que estão abertos após a meia noite devem entrar em contato pelo (65) 3616-9614 (Disque Denúncia) de segunda a sexta-feira em horário comercial, ou acionar a Polícia Militar via o 190 em outros horários.

"A Ordem Pública não investiga, isso é trabalho da polícia. Então, nós pedimos a colaboração da população para que possamos ir aos locais que estão em desacordo com os decretos para fazer autuação e tomar as medidas necessárias.  A partir de zero horas quem estiver aberto e em funcionamento será autuado. Não vai ter a perspectiva da orientação porque ninguém pode argumentar desconhecimento do que já está sendo falado há meses. Quem insistir em abrir após esse horário vai correr risco de ser autuado. E quanto às aglomerações, iremos multar os estabelecimentos que descumprirem o decreto que estiver acima da capacidade permitida de pessoas. Pedimos a colaboração de todos para combater esse terrível vírus", pediu Sales. 
 
O decreto nº 8.316, de 25 de janeiro de 2.021, suspendeu o Carnaval de 2021 e também orientou estabelecimentos a manter as medidas de biossegurança do decreto 8.204, de 19 de novembro de 2020, ou seja: até 70 % da capacidade do local, existência de materiais de higienização, ventilação adequada do local e também a atenção às medidas de biossegurança: uso obrigatório de máscara, distância entre as pessoas e fechamento dos locais à meia noite.   
 
No último dia 12 de fevereiro, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) ainda emitiu um novo decreto reforçando as medidas emergenciais e temporárias durante o período que seria o carnaval. De acordo com novo decreto de nº 8.324 estão proibidas todas e quaisquer festas carnavalescas em ambientes públicos e privados em Cuiabá, no período de 12 a 16 de fevereiro de 2021.
 
O documento explica que a proibição dos festejos se estende a eventos realizados em ambientes públicos e privados e que também está proibido o funcionamento de boates, casas de shows e similares do dia 12 até o dia 16 de fevereiro de 2021.

Eventos religiosos também estão proibidos de serem realizados. Eventos particulares já agendados poderão ocorrer, desde que cumpram as determinações do decreto nº 8.066 de 21 de agosto de 2021 e suas alterações.


Fonte: Olhar Direto
 
 Imprimir