Imprimir

Imprimir Notícia

16/04/2021 | 08:27

Golpistas se passam por pesquisadores do SUS para hackear WhatsApp

Golpistas estão utilizando uma nova modalidade para roubar dados de vítimas por meio dos telefones celulares. Agora, os criminosos têm ligado para as pessoas e simulando uma pesquisa do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com denúncia recebida pelo Estadão Mato Grosso, o golpista afirma estar fazendo uma pesquisa sobre a covid-19.

A conversa começa com o criminoso perguntando a quantidade de pessoas que moram na residência. Em seguida, a vítima é questionada se faz parte do grupo de risco. A terceira pergunta é se a pessoa teve algum sintoma da doença. Por último, o golpista pede para a vítima verificar a caixa de mensagens, alegando ter enviado um protocolo por SMS, e pede para que ela clique no link.

Assim que a açaõ é feita, o WhatsApp da vítima é clonado e um progama começa a rodar automaticamente, copiando os dados das vítimas.

O SUS, em outras ocasiões, já emitiu notas e alertou a população que não realiza nenhuma pesquisa por telefone, tampouco pede dados particulares de usuários por telefone.








FONTE: ESTADÃO  MATO GROSSO
 
 Imprimir