Imprimir

Imprimir Notícia

22/04/2021 | 11:21

Bolsonaro: Eliminaremos desmatamento ilegal até 2030

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (22) que o Brasil se compromete a reduzir suas emissões de carbono em 43% e a eliminar o desmatamento ilegal até 2030.

"Somos um dos poucos países em desenvolvimento a adotar, e reafirmar, uma NDC transversal e abrangente, com metas absolutas de redução de emissões inclusive para 2025, de 37%, e de 43% até 2030", afirmou  Bolsonaro, na Cúpula de Líderes sobre o Clima.

O presidente se referia às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC, em inglês), que são os planos que destacam ações, metas políticas e medidas que os governos pretendem implementar em resposta às mudanças climáticas – e que são um dos pontos centrais da implementação do Acordo de Paris.

A posição que o Brasil ficou na fila autoridades que discursaram na Cúpula de Lideres para o Clima, nesta quinta-feira (22), incomodou o Palácio do Planalto. A manifestação do presidente Jair Bolsonaro foi prevista para 10h48, após as falas públicas de representantes de uma dezena de países, alguns de economias menores.

Uma preocupação era que o presidente americano Joe Biden já não estivesse no encontro no momento da fala de Bolsonaro — o que ocorreu. Biden agradeceu e deixou a sala antes do discurso do presidente da Argentina. Bolsonaro foi anunciado pelo secretário de Estado, Antony Blinken.

Bolsonaro foi o 21º a discursar no encontro virtual, o que incomodou o Palácio do Planalto. Países com economias muito menores que a brasileira, como Ilhas Marshall, Bangladesh e Indonésia foram ouvidos antes. Além disso, o presidente dos EUA, Joe Biden, já não estava na cúpula quando o líder brasileiro discursou.

Ainda assim Bolsonaro afirmou que as metas brasileiras são uma resposta ao chamado por parte de Biden ao estabelecimento de compromissos ambiciosos para o combate às mudanças climáticas.



FONTE: CNN BRASIL

 
 
 Imprimir