Imprimir

Imprimir Notícia

08/06/2021 | 12:25 - Atualizada: 08/06/2021 | 12:37

WWDC21: função anti spam do iOS 15 é expandida apenas para o Brasil; saiba o motivo

Foto: 9to5Mac



O WWDC21 ainda está em curso, e a Apple anunciou a expansão da função anti spam do app Mensagens para o Brasil – e apenas para o Brasil. O recurso foi originalmente lançado na India e é ausente para usuários nos EUA e Europa, por exemplo.
 
Segundo a nova página que lista todas as novidades do iOS 15, “o Mensagens traz inteligência localizada no dispositivo, que filtra mensagens de SMS não desejadas, organizando-as em pastas como ‘Promoções’, ‘Transações’ e ‘Lixo’ para que sua caixa de entrada se mantenha organizada”.
 
 
 
A função anti spam do Mensagens estreou apenas na India, no iOS 14. Agora com uma versão nova a caminho, serviço chegará ao Brasil, mas não entrará nos EUA e Europa. Imagem: Apple/Divulgação
O Brasil foi contemplado pela função devido à hegemonia de serviços em SMS oferecidos por empresas, bem como diversos golpes digitais que seguem seus cursos pelo mesmo método. Como o Mensagens não é o aplicativo dominante para este tipo de comunicação, ele acabou se tornando um ponto de concentração para mensagens destes serviços.

A Apple não detalha isso oficialmente, mas não é difícil imaginar: hoje em dia, praticamente toda transação bancária, receita de compra ou promoção de e-commerce pode ser levada a você via SMS. Além disso, golpes de phishing, links e arquivos infectados por hackers também podem ser transmitidos dessa maneira. Como a atenção das fabricantes fica para os mensageiros líderes de mercado (WhatsApp e afins), o Mensagens acaba passando despercebido.
 
Além disso, o Brasil conta com um recurso chamado “SMS Classe 0”. Estipulado pelas autoridades federais como um meio de comunicação para emergências (como desastres naturais e outros eventos cataclísmicos), mensagens dentro deste recurso são obrigatoriamente lidas independente das configurações de seu dispositivo ou as suas preferências como usuário.
 
Entretanto, o Brasil quase não tem desastres de proporções do tipo e, quando eles ocorrem, se dão de forma local e direcionada, então as autoridades acabam usando outros meios para se comunicar com a população. Desta forma, SMSs de classe 0 acabam sendo usados como meio de spam.
 
É importante ressaltar que o filtro do iOS 15 não vai enviar à lixeira ou mesmo apagar automaticamente as mensagens detectadas. O Messages, como a própria Apple diz, saberá determinar mensagens “efêmeras” (como receitas de compra) de “spam” (promoções e newsletters que lotam caixas de entrada). Mensagens “classe 0” também entrarão nessa curadoria.
 
O iOS 15 está, neste momento, disponível em beta para desenvolvedores. Um beta público deve ser disponibilizado para todos os usuários até o final de junho e, finalmente, a versão estável deve chegar entre setembro e outubro. A nova versão do sistema operacional é compatível apenas com os modelos abaixo:
 
iPhone 12
iPhone 12 mini
iPhone 12 Pro
iPhone 12 Pro Max
iPhone 11
iPhone 11 Pro
iPhone 11 Pro Max
iPhone XS
iPhone XS Max
iPhone XR
iPhone X
iPhone 8
iPhone 8 Plus
iPhone 7
iPhone 7 Plus
iPhone 6s
iPhone 6s Plus
iPhone SE (primeira e segunda geração)
 
 
 
 
Fonte: OLHARDIGITAL
 
 
 Imprimir