Imprimir

Imprimir Notícia

10/06/2021 | 07:16

Janaina elogia articulação de Emanuel em Brasília por mais vacinas: “defender a sua população é papel do gestor”

Foto: Olhar Direto

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), que em 2020 viveu em ‘pé de guerra’ com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), elogiou a atitude do chefe do Executivo municipal em ir até Brasília pedir doses extras de vacinas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como contrapartida à realização da Copa América em Cuiabá. Segundo a parlamentar, o papel do gestor é de defender sua população, e a ação foi positiva.

“Muito importante essa ida do Emanuel até Brasília, porque nós fomos muito questionados com relação à Copa América pela ausência de vacinas. Então se a Copa América trouxer essas vacinas para Cuiabá, com certeza já vai ser um ganho para o estado de Mato Grosso e diminui um pouquinho a nossa necessidade de imunização da população. Então achei uma agenda muito importante a do prefeito Emanuel junto com o Emanuelzinho, uma agenda positiva para o estado, e entendo que com a imunização a gente fica muito mais tranquilo para a realização desse campeonato”, defendeu Janaina na manhã desta quarta-feira (9).

Para a parlamentar, apesar da falta de vacinas no país – o que acarretaria, de certa forma, na ‘retirada’ de doses de outras cidades e estados – o papel do gestor é defender sua população, e neste quesito Emanuel acertou em seu pedido. “Por mais, é claro, que a gente se sensibilize com o problema dos outros estados, nosso foco tem que ser Mato Grosso, então acho que o prefeito também vai nesse mesmo caminho defendendo Cuiabá. É lógico que a gente quer a imunização para todo o estado”, argumentou.

Na última terça-feira (8), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o deputado federal Emanuelzinho (PTB) conversaram com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o envio de doses extras. Emanuel disse que Bolsonaro se mostrou “muito interessado” com o pedido e que a resposta deve ser dada até quinta-feira (10).

“A gente tem que tentar de todas as formas lutar pelo nosso estado, é nosso papel. E acho que para os gestores que vão receber a Copa América, acabaram tendo um argumento a mais para tentar a imunização de sua cidade. Então é papel do gestor, acho que está correto em pedir isso, eu vi a ação e acho que foi uma boa ação”, finalizou Janaina.

Sinal verde do ministério 
O ministro da Saúde Marcelo Queiroga confirmou o envio de doses extras de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19) a Cuiabá, como contrapartida à realização da Copa América na capital. A quantidade de doses ainda não foi informada, e deve ser divulgada até sexta-feira (11). A informação foi dada por meio de um vídeo do deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB) com Queiroga, gravado nesta quarta-feira (9).

A resposta foi dada pelo ministro ao parlamentar durante audiência realizada na manhã desta quarta-feira (9). Na terça-feira (8), o prefeito e o deputado federal se reuniram pessoalmente com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para defender o pleito dos cuiabanos. 

“Essa demanda das vacinas com certeza nós vamos atender, com muito prazer. Eu já vou verificar com o Programa Nacional de Imunização a quantidade de doses que será remetida para a capital de Mato Grosso, a nossa querida Cuiabá. Em breve eu quero estar com você e com o povo cuiabano. O Ministério da Saúde está sempre de portas abertas”, afirmou o ministro ao deputado. 



Fonte: OLHARDIRETO
 
 Imprimir