Imprimir

Imprimir Notícia

31/07/2022 | 20:38

Após 22 anos da morte de Chico Gil, músicas fazem sucesso na Baixada Cuiabana


Foto: Reprodução

 
Há exatos 22 anos, Mato Grosso perdia um grande ícone que vinha ser eternizado como ‘Rei do Lambadão’. No dia 30 de julho de 2000, em um trágico acidente de carro, na rodovia que liga Cuiabá ao município de Jangada, Chico Gil - nome artístico de Francisco da Guia Souza -  morria, deixando um grande legado para à cultura mato-grossense. Grandes sucessos, como: 'Ei, amigo’, ‘rala rala’, ‘amor de lambadão’, ‘não vou em bola dividida’, ‘corta cabelo’, entre outras grandes canções, ainda fazem muito sucesso em Mato Grosso e na Baixada Cuiabana.

Para a jornalista e mestra em Cultura Contemporânea, Lidiane Barros, o que explica o sucesso das músicas de Chico Gil, mesmo após 22 anos de sua morte, é o lambadão ser um ritmo frenético, divertido e alegre e que ninguém consegue ouvir e ficar parado. “Os artistas do início do lambadão focavam na produção autoral. Aquelas músicas eram muito tocadas em festas de santo, na periferia da Baixada Cuiabana e muitas gerações foram crescendo ouvindo aquelas músicas”.

Ao longo da sua carreira, Chico Gil lançou 3 CDs oficialmente. Músicas e melodias contagiantes marcam todos os trabalhos do artista. Além de cantor, ele também era compositor. Várias de suas músicas eram criadas ao vivo, em cima dos palcos. Nesses improvisos, foram feitas  canções memoráveis, como 'melô do sapatão'. Mas, muitas se perderam por não serem gravadas e nem lembradas pelo cantor e músicos nos dias seguintes.

Chico Gil não foi o criador do lambadão. Nunca estudou música e nem técnicas vocais. Mas, pode-se dizer que ele contribuiu fortemente para a popularização do ritmo. Nasceu com o talento para se tornar um grande protagonista na difusão do estilo musical que conforme estudiosos, surgiu nas regiões periféricas da Baixada Cuiabana.

‘Ei amigo, toque uma lambada que eu tô querendo me esquentar’

Que atire a primeira pedra um conhecedor dos trabalhos de Chico Gil e que nunca cantou esse trecho da música! A canção ficou eternizada no coração de muitos amantes do seu trabalho.

Alcemar Matos, era o produtor musical de Chico Gil da época, e trabalhou na produção dos discos do artista. A canção 'Ei, amigo' faz parte do segundo CD do cantor.  No livro Sua Majestade Chico Gil, Alcemar Matos relembra que criou a introdução lenta da música do zero, do jeito que Chico Gil havia proposto. E que foi um dos arranjos mais importantes de sua vida.

Conforme o filho mais velho de Chico Gil, Cledeley Roberto de Souza, popularmente conhecido como Catinha, ele escrevia as suas músicas do nada, no quintal de casa. E só comunicava de suas composições quando estavam prontas. Cavinha, relembra outra composição de grande sucesso do pai, a música “corta cabelo”. “A turma ficava falando pra ele cortar o cabelo. Essa foi mais fácil pra ele escrever”. Chico Gil, tinha cabelos longos e encaracolados. Era um de seus charmes. Vale destacar que a música “corta cabelo” foi lançada primeiro que “ei, amigo”.

O acidente que matou Chico Gil e sua equipe

O último show de Chico Gil ocorreu em Poconé, na praça da Matriz, em 26 de maio de 2000. Cantou sem parar a noite toda. Algumas bailarinas chegaram a passar mal por não aguentarem dançar por tanto tempo.

No dia do trágico acidente, domingo dia 30 de julho de 2000, Chico Gil iria participar de uma sequência de shows que começaria no município de Jangada, depois em Rosário Oeste e encerraria em Nobres. A dançarina do cantor, Daiana Emília, não viajou com ele. Segundo ela, Chico Gil tinha se atrasado naquele dia, coisa que não era comum de acontecer. Havia marcado para sair em viagem às 16H e só chegou para buscá-la às 20H. “Quando ele chegou já era para estarmos subindo ao palco do segundo show”. Aquela viagem seria a única que Daiana não acompanharia Chico Gil.

A mãe da dançarina não a deixou ir. Insistente, ela até entrou no carro, mas sua mãe a retirou. “Eu já tinha desobedecido minha mãe algumas vezes, mas alguma coisa fez com que eu desistisse”, lembra a ex-bailarina do cantor. Viajaram apenas a bailarina Vivian e os parceiros, Nildo e Nando. Um pouco mais tarde, Daiana recebeu a notícia que o carro com Chico Gil e sua equipe havia se envolvido em um acidente. 

Semanas antes da sua morte, Chico Gil havia recebido uma proposta de sair em turnê pelo Paraná. Na época, suas músicas estavam fazendo muito sucesso no estado do Sul do Brasil.

Tributos ao Rei do Lambadão

A história de Chico Gil e do lambadão, agora, poderá ser lida por inúmeras pessoas. Por meio do edital Movimentar da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) o escritor, poeta e idealizador e fundador da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, Walney de Souza, irá lançar no dia 11 de agosto o livro: ‘Ei amigo! A história de Chico Gil e o lambadão de Poconé’, que conta a história do Rei do Lambadão e a origem do ritmo na cidade pantaneira que é considerada o berço do gênero.

Walney de Souza, era proprietário da Revista 4º Poder que circulava em Poconé e atualmente está disponível em formato digital. Em 2010, ano que completou uma década da morte de Chico Gil, foi produzido um material em homenagem ao cantor pela revista. Este material, passou por aprimorações e Walney de Souza buscou ir atrás da história do lambadão de Poconé. “Todo esse processo de confecção e produção do lambadão que vai desde as famílias produtoras, esse conteúdo eu não tinha”, contou para a reportagem.

“Sua Majestade, Chico Gil” é um projeto que tem o objetivo de registrar a vida e obra do artista. Consistiu em lançamento de livro que recebe o nome do projeto, live show e um documentário que foi lançado nesta semana no Cine Teatro Cuiabá. Toda a discografia do cantor também foi disponibilizada nas plataformas digitais Spotify e YouTube.O projeto foi aprovado no edital Mestres da Cultura da Lei Aldir Blanc, da Secel-MT. Todo conteúdo está disponibilizado no site  www.chicogil.com.br que também foi criado e lançado com o projeto.

O estilo mais amado pelos moradores da Baixada Cuiabana foi elevado como Patrimônio Cultural Imaterial, em 2018. Uma cópia da lei que vigora no município de Poconé, de autoria de Walney de Souza. A lei também instituiu o dia 10 de setembro, data de aniversário de Chico Gil, como ‘Dia do Lambadão de Cuiabá’.


O lambadão em Mato Grosso

O gênero nasceu em Poconé, através da mistura do rasqueado - ritmo que já era predominante no Estado - lambada e do carimbó paraense. Acredita-se que mineradores e peregrinos traziam dos garimpos do Pará a influência do carimbó. O ritmo se popularizou nas regiões periféricas da Baixada Cuiabana, quebrou fronteiras e conquistou o estado mato-grossense.

Sobre a difusão do gênero, Walney de Souza destaca que “o poder público tem feito muito pelo lambadão de Mato Grosso. Porém, ainda é pouco. Somos um estado que vive arte, uma região com artistas por vezes autodidatas, e esses músicos, compositores e intérpretes deveriam ter a garantia de aporte econômico, para continuar produzindo as nossas músicas, rasqueado, lambadão e até mesmo novas composições de siriri”, destacou.

O lambadão não surgiu já como lambadão. Segundo o jornalista Protásio de Morais, o gênero passou a ser conhecido por esse nome, após José Moraes compor uma canção cuja letra dizia: 'vamos dançar, dançar, dançar o lambadão'.

Francisco da Guia Souza, o Chico Gil

Nascido em 1957, em Poconé, Chico Gil começou na música cantando sertanejo em um evento que acontecia na praça da matriz, localizado na região central da cidade. Na sua primeira apresentação, ele foi vaiado pelo público presente. Teimoso, não desistiu do sonho. De família humilde, ele foi garimpeiro, pedreiro, carpinteiro e até se candidatou a vereador. Em outros momentos, Chico Gil também destinava seu tempo com o time de futebol composto por seus familiares.

Os músicos Zé Moraes e Junior Magrão foram os responsáveis por apresentar o estilo musical para Chico Gil. O apelido de Rei do Lambadão foi dado após sua morte. Mas desde seus tempos de vida, em algumas apresentações, Chico Gil já era anunciado como Rei do Lambadão. Cledeley, filho mais velho do cantor, acredita que esse apelido se deu por razão do pai  criar muitas de suas músicas e ser original nas composições.

Criador ou não do lambadão, Chico Gil merece todo reconhecimento pela sua contribuição à cultura mato-grossense. Deixou saudades no coração de muitos familiares, amigos e fãs. O seu legado nunca será esquecido! Mesmo com muitas saudades, ao serem ouvidas, as músicas de Chico Gil, transparecem alegria, felicidade e simplicidade. E dessa forma sempre lembraremos do eterno Rei do Lambadão.






Fonte: GAZETADIGITAL

 
 
 Imprimir