Imprimir

Imprimir Notícia

04/01/2023 | 11:39

Falta de médico deixa mais de 130 mil pessoas estão desassistidas em Cuiabá

Nesta quarta-feira (04), a equipe de intervenção do governo de Mato Grosso divulgou um levantamento que aponta a falta de 31 médicos em Cuiabá, e que cerca de 139 mil moradores estão desassistidos por falta dos profissionais nos postos de saúde. Conforme o relatório, cada equipe deveria ser responsável pelo cuidado de, em média, 4,5 mil pessoas.

Em nota, a prefeitura informou que entrou em contato com os ex-gestores da pasta, Suellen Alencar e Gilmar, que citaram que a situação possui como causa uma série de eventos que fogem ao âmbito da administração e elencaram que, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado junto ao Tribunal de Justiça, foi realizada a substituição de profissionais de saúde da rede contratados por profissionais que passaram no processo seletivo simplificado.

Além da falta de profissionais de saúde, o boletim divulgado pelo estado aponta ainda a ausência de medicamentos de uso contínuo para tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de insumos, nas unidades de saúde do município.

Ainda durante levantamento preliminar, foi encontrado um rombo financeiro de mais de R$ 356 milhões. As dívidas encontradas são referentes aos anos de 2020 a 2022 com fornecedores, despesas sem contratos, INSS e FGTS. Os ex-gestores, no entanto, afirmam que os números foram apresentados de forma indiscriminada, sem apontamentos detalhados, e que divulgarão um levantamento criterioso sobre restos a pagar.
 
 Imprimir