Imprimir

Imprimir Notícia

27/12/2017 | 09:19

Pronto-Socorro de Cuiabá faz triagem e esvazia corredores

Os corredores do Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá foram esvaziados antes do Natal, segundo afirmou a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde. A assessoria afirmou que 90% dos 170 pacientes que estavam na unidade no sábado (23) deixaram o hospital depois da triagem.

“Desde a publicação do Decreto nº 6411, no mês passado, o Comitê de Crise estudou a melhor maneira de realizar a contrarreferência dos pacientes que se encontravam nos corredores à espera de cirurgias eletivas, observando cuidadosamente caso a caso”, afirmou a secretária-adjunta Dúbia Campos.

O decreto trouxe diversas medidas para o setor da saúde em Cuiabá, entre eles, devolver pacientes ao interior do Estado. A secretária afirmou que foram contratados sete médicos triagistas e duas assistentes sociais, que fizeram a classificação de risco de todos os pacientes do PS, juntamente com as enfermeiras da equipe.

Segundo a diretora técnica de gestão do PS, Zamara Ribeiro, 25 pacientes clínicos (15% do total de pacientes que se encontravam hospitalizados no corredor) tiveram alta nos últimos seis dias e voltaram para suas residências, onde continuarão tomando a medicação prescrita e darão continuidade aos seus tratamentos na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Foram 51 pacientes ortopédicos com indicação de cirurgia, com os exames pré-operatórios realizados e as cirurgias agendadas, o que corresponde a mais de 30% do total. Outros 51 pacientes tiveram alta do Pronto-Socorro e não têm mais necessidade de voltar para o hospital. Segundo a assessoria, muitas destas pessoas voltaram para seus municípios de origem.

E 25 pacientes (15% do total) foram transferidos para outros hospitais, como o São Benedito e os filantrópicos, que dão apoio ao PS. Permanecem hospitalizados pacientes de cirurgia geral e vascular que ainda aguardam a realização de exames. “Não estamos preocupados somente em resolver a superlotação dos nossos corredores, estamos preocupados em resolver o problema de saúde do usuário que ali se encontra”, afirmou a médica.

“Estou muito feliz com o trabalho realizado no PS, que possibilitou que muitas pessoas voltassem às suas casas e passassem as festas de fim de ano em família”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB). Ele reconheceu que ainda há muito o que melhorar no setor da saúde e prometeu trabalhar para isso em 2018.
 
 Imprimir