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06/12/2023 | 08:47

Força-tarefa de CPI e Ministério das Comunicações levantam problemas de telefonia móvel em Cuiabá

Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizam testes de qualidade do sinal de telefonia móvel na Região Metropolitana de Cuiabá a partir desta terça-feira (5) até o fim da semana. Os testes são feitos nos locais com maior índice de reclamações, como o entorno do Terminal do CPA 1 e o entorno do Terminal André Maggi, em Várzea Grande, na chamada Blitz da Telefonia.

Em 30 dias, o relatório produzido pelos dados coletados pelos fiscais da Anatel e o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia serão enviados para o Ministério da Comunicação, que vai notificar as operadoras, que terão mais 30 dias para responder como vão corrigir os problemas e mais seis meses para implantar as soluções.

“Findada a blitz teremos 30 dias para ter um relatório na mão. Com o resultado, notificamos as operadoras e eles terão mais 30 dias para as operadoras darem uma resposta [...], depois mais seis meses para resolver o problema e aí a blitz volta aqui para testar”, explicou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que esteve pessoalmente em Cuiabá para lançar a ação nesta terça-feira.

Com isso, até meados de julho de 2024, problemas relacionados à telefonia em Mato Grosso podem ser solucionados. A vinda da Blitz da Telefonia é um dos resultados da CPI da Telefonia, que tramitou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Há duas semanas, o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), o relator da comissão, deputado dr. Eugênio (PSB), e o presidente da CPI, Diego Guimarães (Republicanos), se reuniram em Brasília ministro das Telecomunicações, Juscelino Filho, para explicar os problemas levantados pela Comissão Parlamentar de Inquérito.

A resposta foi a realização da Blitz, a segunda no Brasil, e a garantia do recebimento do relatório da CPI da Telefonia pela Anatel. “As reclamações chegaram de todos os lados. [..] A gente percebeu que as pessoas têm a sensação de que pagam por um serviço que é entregue de maneira deficiente”, disse Diego Guimarães, presidente da comissão, também presente no lançamento da Blitz.


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