Imprimir

Imprimir Notícia

12/03/2024 | 09:21

Botelho dispara em pesquisa eleitoral em Cuiabá

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União), surge como favorito em todos os cenários possíveis na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, conforme revela a mais recente rodada de pesquisas do Instituto MT Dados, divulgada nesta terça-feira (12).

Em um dos três cenários analisados, Botelho desponta como potencial vencedor para ao Alencastro já no primeiro turno. Na modalidade estimulada os eleitores apontam o deputado Botelho (UB), com 33% das intenções de votos, o deputado federal Abilio Brunini (PL), aparece com 19% das intenções de votos. Já o deputado estadual Lúdio Cabral do PT, figura com 14%.

Em quarto lugar vem o vice-prefeito José Roberto Stopa com 6%. O deputado Juca do Guaraná (MDB), aparece com 4% das intenções de votos, em último lugar vem o Pastor Ritella do PRTB com 1%.
A pesquisa aponta ainda que 17% dos eleitores não souberam responder em quem votaria. Cerca de 5% disseram que votariam branco ou nulo.

Em um segundo cenário, sem a participação de Stopa e Ritella, com Lúdio confirmado como candidato da Federação Brasil da Esperança, Botelho mantém sua liderança com 34% das intenções de votos, seguido por Abílio com 19% e Lúdio com 15%. Juca do Guaraná aparece com 4%. Brancos e nulos somaram 7%, e 20% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Neste cenário cerca de 20% dos entrevistados não disseram ou não souberam em quem votaria para prefeito da capital. Neste caso sobre para 7% o número de votos brancos e nulos.

A pesquisa também criou um terceiro cenário sem o pastor Ritella, e Lúdio Cabral, para apresentar os nomes a população cuiabana. Neste terceiro teste Botelho subiu para 38% das intenções de votos, Abilio estacionado com 19%, Stopa fica com 7%, e Juca com 5%.

Neste gráfico cerca de 22% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder o questionário elaborado pela MT Dados. 9% votariam branco ou nulo.

Em cenários de segundo turno, Botelho lidera confortavelmente contra Abílio (45% a 21%), Lúdio (44% a 18%) e Stopa (49% a 8%). Sem Botelho, Abílio vence Lúdio por uma margem estreita (25% a 24%), enquanto Lúdio supera Stopa com uma diferença significativa (27% a 11%).

Quanto à rejeição, Abílio lidera com 22%, seguido por Juca do Guaraná (14%), Lúdio (13%) e Stopa (8%). Botelho é o candidato com menor rejeição, com apenas 5%.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, Botelho é citado por 18,3% dos entrevistados, seguido por Abílio (10,9%), Lúdio (8,9%), Stopa (2%) e Juca (1,3%).

A pesquisa entrevistou 1.060 eleitores de Cuiabá entre os dias 7 e 10 de março, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiança de 95%. 
 
 Imprimir