Imprimir

Imprimir Notícia

20/09/2018 | 04:05

Irmãos de Cuiabá criam empresa com doces e salgados totalmente sem açúcar, glúten e lactose

Kelly Gusmão sempre foi aficionada por treinos e por alimentação saudável. Mas foi quando seu pai descobriu a diabetes que ela passou a criar ainda mais na cozinha, e fazer doces especialmente para ele. Em 2017, se uniu aos seus irmãos, Karine e Lázaro Gusmão e, depois de muita oração, decidiram criar a ‘Zerou’, uma empresa especializada em doces e salgados sem glúten, lactose ou açúcar.
Ela, que já sabia algumas receitas e ‘macetes’ para fazer as substituições, ficou com a  parte operacional do negócio, enquanto os irmãos assumiram a parte contábil, como sócios majoritários. A ‘Zerou’ foi lançada no Festival do Chocolate, que aconteceu no mês de junho, e desde então tem ganhado cada vez mais fãs.

No cardápio, estão desde doces como bolos de pote (de morango, limão, abacaxi, prestígio, alpino e outros), torteletes (morango, limão), pães (francês, baguete, de forma), salgados (esfiha, pastelão assado, empadinha, enroladinho de salsicha de frango), até bolos de queijo e pizzas, que são vendidos congelados. Outro produto exclusivo são as 'petas', que são veganas. "Essas petas você tem que comer 27 pra dar 68 calorias!", conta Kelly. 

A filha de Kelly é intolerante à lactose, então ela também já conhecia esta realidade. Mas foi com o mundo dos celíacos (alérgicos ao glúten, proteína encontrada no trigo) que ela teve mais contato depois que criou a empresa. Contou com o apoio da Associação dos Celíacos de Mato Grosso e, assim, descobriu do perigo da contaminação cruzada.
A contaminação cruzada acontece quando o produto não leva trigo (ou outro produto com glúten), mas é armazenado, transportado ou, de alguma forma, entra em contato com alimentos que o contém. Para os celíacos, mesmo este tipo de contaminação pode trazer consequências graves. Por este motivo, a ‘Zerou’ passou a tomar ainda mais cuidado. “Por exemplo, eu não compro os adoçantes fracionados aqui em Cuiabá. Só fechado, e se o fabricante me der certeza de que não tem nenhum tipo de contaminação cruzada”, explica. Outro cuidado é o de limpar as embalagens antes de abrí-las.
 
 Imprimir