08/10/2018 | 12:24
Esse foi um dos compromissos assumidos na reunião realizada em Brasília, no final do mês de setembro, na qual foram discutidos temas como a renovação da concessão ferroviária do trecho da malha paulista e o avanço da ferrovia Senador Vuolo - de Rondonópolis até Cuiabá, bem como a sua extensão até a região Norte de Mato Grosso. “Somente após a anuência do TCU que a proposta poderá ser assinada. Todos os órgãos envolvidos no assunto manifestaram interesse e emitiram pareceres favoráveis para a chegada do novo modal até Cuiabá”, frisou o presidente.
O comunicado do protocolo junto ao TCU foi feito pelo senador Wellington Fagundes, que tem trabalhado para o avanço da ferrovia para Cuiabá e para a região Norte de Mato Grosso. “A malha paulista é estratégica porque se estende do Mato Grosso, maior produtor de grãos do Brasil, até o Porto de Santos. Esse é um passo fundamental para que a empresa Rumo mantenha até 2058 a concessão do importante corredor de transporte da produção agrícola brasileira”, destacou.
Projeto
Com a concretização da prorrogação da concessão em 30 anos, a Rumo se compromete a investir R$ 4,7 bilhões na ferrovia mestre, que vai da divisa de Mato Grosso ao porto de Santos, e nas suas bifurcações nos próximos seis anos, o que deve gerar uma expansão da oferta anual de transporte em mais de 100%, das atuais 30 milhões de toneladas para 75 milhões no fim do sexto ano.
“Essa é a primeira vez em que ocorre uma prorrogação de concessão de ferrovia no Brasil, com prazo previsto para exploração da malha ferroviária até 2028. Com a possível prorrogação, a Rumo expande o prazo para 2058 e ganha tempo para amortizar investimentos necessários no ativo”, concluiu Francisco Vuolo.