Imprimir

Imprimir Notícia

24/10/2018 | 14:13

Superintendência de Cultura promove “Tarde Cultural” na Biblioteca do Cristo Rei

Revitalizada após uma ampla reforma, com a doação de novos livros para o acervo, a Biblioteca Municipal, “Laurinda Coelho Pereira”, do bairro Cristo Rei, está recebendo alunos da rede municipal de Educação para uma “Tarde Cultural” onde os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Várzea Grande aproveitam o Mês das Crianças para conhecer o local e suas obras literárias.

A escola selecionada para este mês de outubro foi a EMEB “Ana Rosa da Silva” do Grande Cristo Rei, que no dia 19 visitou a biblioteca com os alunos do 3º ano e no dia 26 receberá as turmas do 2º ano, a partir das 14h.

De acordo com Maria Alice de Barros Silva, a ação é promovida pela Superintendência de Cultura da Secretaria de Educação e visa incentivar o hábito pela leitura nas crianças desde pequenas. “Como o trabalho é desenvolvido diretamente com os pequenos, já há um retorno bastante positivo em relação ao desenvolvimento do projeto. É muito importante influenciar o hábito da leitura desde a infância e incentivar nossas crianças a tomar gosto pela literatura. Esse projeto está mostrando a dinâmica do trabalho realizado pela biblioteca municipal, no incentivo a pesquisa e a leitura”, disse.

Após a chegada, os alunos passeiam por todo o local para o reconhecimento, visitam o espaço da biblioteca a fim de conhecer seu funcionamento, em seguida é feita leitura do livro “O Gato Xadrez”. Após a atividade, é exibido o filme “A Casa Sonolenta” e o espaço fica livre para a leitura individual de cada aluno. A atividade termina com a realização de uma dinâmica: “A construção de um Livro Infantil” por intermédio de desenhos feitos pelos próprios alunos.

Para o secretário Silvio Fidelis o projeto “Tarde Cultural” promovido pela Superintendência de Cultura é mais uma ação da Secretaria para fomentar o hábito da leitura entre os estudantes da rede municipal. Ele disse que o universo de livros é grande, e a biblioteca abriga um acervo amplo e diversificado. “A Biblioteca deve ser um espaço de convívio para todas as idades. Com ações assim queremos incentivar o acesso à leitura a todos, nas mais variadas maneiras. As bibliotecas públicas são equipamentos público-cultural, também caracterizado como instituições sociais, e estão pautadas no acesso à informação e na produção de conhecimento”, declarou.

 
 Imprimir