Imprimir

Imprimir Notícia

06/12/2018 | 09:33

Vendas crescem 29%, mas implantação de sistema na Sefaz prejudica registros

Mesmo com problemas no sistema operacional da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) ocorrida em novembro, as vendas de veículos novos no acumulado do ano registram crescimento de 29,67%, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). De janeiro a novembro de 2018 foram emplacadas 85.400 unidades entre automóveis e comerciais leves, caminhões e ônibus, motos e implementos rodoviários. Já no ano passado, foram emplacadas 65.857 unidades em todos os segmentos automotivos.

Somente de automóveis e comerciais leves, foram 3.797 vendas no acumulado do ano. Caminhões e ônibus somam 317 unidades, motos foram 2.592 e implementos rodoviários e outros somam 645 de janeiro a novembro.   

Já com relação a outubro, os dados referentes às vendas de veículos novos registram em todos os segmentos queda de 19,51%. A baixa ocorreu principalmente no número de emplacamentos de automóveis (-25,99%), comerciais leves (-24,08) e motocicletas (-18,41).

Em relação a novembro do ano passado, ocorreu aumento de 1,18% em todos os segmentos.

Com a troca de sistema na Sefaz que iniciou no dia 23 de novembro e permaneceu até o fim do mês, a emissão de notas fiscais foi prejudicada. "Desta maneira, lançamentos de novos documentos serão realizados em dezembro, quando deve ter um acumulo no registro de vendas", explicou o diretor da Fenabrave – Regional Mato Grosso, Paulo Boscolo. Mesmo com problemas nas Sefaz e a falta de lançamento de notas fiscais, Boscolo destaca que a expectativa de crescimento nas vendas se mantém.
 
 
 Imprimir