Imprimir

Imprimir Notícia

14/12/2018 | 12:25 - Atualizada: 14/12/2018 | 12:34

MT Hemocentro abre neste sábado para doares de sangue

O MT- Hemocentro, único banco de sangue público do Estado, funcionará neste sábado (15)  para atender doadores de sangue dos tipos O, A, B e AB negativos. A finalidade é abastecer os estoques que estão muito baixos e com as festas de natal e ano novo é necessário repor uma grande quantidade para atender a população que necessita de transfusões. O atendimento neste sábado será das 7h30 às 12h

Conforme a diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão Cury, alerta a importância de abastecer o estoque de sangue RH negativo, que se encontra abaixo do necessário. O Hemocentro possui duas bases de coleta: no Pronto-Socorro de Cuiabá, situado à Avenida General Vale, 192, com atendimento das 8h às 16h, e na sede, Rua 13 de Junho, 1055, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

O MT Hemocentro atende todo o estado, o que significa atender a demanda de todas as unidades de saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), na capital e no interior, com quantidades adequadas de sangue para socorrer aqueles pacientes que precisam de transfusão.

Quem pode doar?

Estar com boa saúde
Idade entre 18 e 69 anos
Pesar mais de 50 quilos
Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Menores de idade, entre 16 e 17 anos, só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja ser doador.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos.

O MT Hemocentro está localizado no seguinte endereço: Rua 13 de Junho, n° 1055, Centro Sul, Cuiabá. Lembrando que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro (4) vidas.
Mais informação pelo telefone (65) 3623 0044.
 
 Imprimir