Imprimir

Imprimir Notícia

08/01/2019 | 09:06

​O Shopping Popular em parceria com o Sicoob orienta os clientes e associados sobre Educação Financeira

Quer aprender a poupar, investir e ter uma boa relação com o seu dinheiro? O portal Cidadania Financeira do Banco Central pode ajudar você.

Relação com o Dinheiro
 
Para tirar melhor proveito do seu dinheiro, é muito importante saber como utilizá-lo da forma mais favorável a você: possibilitando o equilíbrio das finanças pessoais, preparando para aposentadoria e para enfrentamento de imprevistos financeiros, ou abrindo o caminho para realização de sonhos.

Com certeza, você tem algum sonho que depende de recursos financeiros, como comprar uma casa, um carro ou viajar pelo mundo. A grande questão é: como tornar esses sonhos realidade? A principal orientação é ter uma visão clara do caminho a ser percorrido. Para isso, o primeiro passo é transformar os sonhos em projetos, organizando as atividades e os recursos necessários para atingir o seu objetivo.

Colocar em prática

Eduque-se financeiramente. Não é porque lidamos com o dinheiro desde pequenos que não precisamos dedicar tempo a isso. É comum pensar que sabemos mais sobre o uso do dinheiro do que realmente sabemos.

Sonhe. Mas tão importante quanto sonhar é realizar. Transforme os sonhos em projetos: saiba aonde quer chegar, internalize a visão de futuro, dimensione metas claras e objetivas, estabeleça etapas intermediárias. Compartilhe e comemore cada etapa conquistada.

Faça escolhas equilibradas. Razão e emoção fazem parte do nosso processo de escolha. Não seja excessivamente emocional, a fim de evitar as decisões impulsivas e momentâneas, tampouco seja demasiadamente racional, a ponto de se privar do prazer de consumir.

Quando fizer suas escolhas, avalie o que é mais vantajoso para você: pagar antes (poupar) para consumir depois, ou consumir antes e pagar mais caro depois.

Necessidade é diferente de desejo. Saiba diferenciá-los. Tanto uma quanto o outro são importantes para nós. Confundir esses dois conceitos pode trazer sérios problemas financeiros.

Aprender mais

O Banco Central disponibiliza gratuitamente o Curso Online de Gestão de Finanças Pessoais e o Caderno de Educação Financeira com Foco na Gestão de Finanças Pessoais. No módulo 1 do Caderno, intitulado Nossa Relação com o Dinheiro, você poderá:

Compreender a relação cotidiana das pessoas com os seus recursos financeiros e fazer escolhas conscientemente;

Refletir sobre seus sonhos e sobre a forma de transformá-los em realidade por meio de projetos;

Avaliar suas necessidades, desejos e escolhas, pois afetam a qualidade de vida no presente e no futuro.

Quer saber mais acesse: https://cidadaniafinanceira.bcb.gov.br/
 
 Imprimir