Imprimir

Imprimir Notícia

18/01/2019 | 10:36

​Bibliotecas Comunitárias de Cuiabá são ótimas opções de entretenimento

Em tempo de férias, as Bibliotecas Municipais Comunitárias Saber com Sabor são uma ótima opção para quem quer relaxar e descobrir coisas novas. Hoje Cuiabá possui seis unidades e dois pontos de leitura, no Distrito de Aguaçu e na Secretaria de Educação do Município. As bibliotecas funcionam das 08 h às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

A coordenadora das Bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves explica que as unidades foram criadas com o objetivo de proporcionar espaços dinâmicos de leitura, conhecimento, cultura, lazer e entretenimento e, naturalmente, de divulgação da cultura através de pessoas.

As unidades são distribuídas nos bairros Pedregal, Dom Aquino, Osmar Cabral, Pedra 90, Cidade Verde, Santa Izabel e Centro. A unidade localizada na Praça Clovis Cardoso encontra-se em reforma e ampliação desde novembro e deverá ser reaberta no mês de abril, no aniversário de 300 anos da capital, com muitas novidades , entre elas um espaço dedicado à cultura cuiabana.

As Bibliotecas possuem um acervo de aproximadamente 72 mil livros, na sua maioria proveniente de doações da população. São obras de literatura infantil, infanto-juvenil, clássicos da literatura brasileira e estrangeira e da cultura mato grossense. Além de leituras e pesquisas, os frequentadores e leitores têm acesso a atividades dirigidas pelos bibliotecários e educadores, como contação de histórias, palestras, vídeos, produção de textos literários (contos, poemas, romances, crônicas, literatura de cordel, poesia, rimas, trava língua), teatro, sessão de cinema, músicas, oficinas de brincadeiras, desenhos, pinturas, dobraduras, jogos e reciclagem diversas. Durante o ano, também são realizadas feira de livros, com trocas e doações.

“As bibliotecas possuem livros disponíveis para empréstimo. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima da sua residência, para efetuar o seu cadastro, levando comprovante de residência, documento oficial com foto e cópia, número de telefone e preencher um formulário fornecido pela coordenação da biblioteca. Todas as bibliotecas estão abertas ao recebimento de doações de livros, revista, gibis e outros materiais que possam enriquecer o acervo das unidades”, explicou Edvair.

Os espaços são mantidos e gerenciados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cuiabá.
Além das Bibliotecas Saber com Sabor, Cuiabá possui também 32 bibliotecas nas unidades educacionais da rede pública municipal de Ensino. Nesse período de férias esses espaços estão fechados.

A leitura em números
Em 2018, as Bibliotecas Saber com Sabor realizaram 8.500 empréstimos. Ao todo, as unidades possuem 2.463 cadastros ativos e foram frequentadas por aproximadamente 30 mil pessoas.

Entre as ações realizadas merecem destaque a doação de 3 mil kits de livros para unidades educacionais e instituição religiosa, além de eventos como o Livro de Rua, em comemoração ao dia do leitor, o Livro Esquecido que comemorou o dia do Bibliotecário, Formação Sigeduca, a participação na festa literária de Parati (RJ), e os dias do livro infantil e do folclore.

Confira os endereços:

Biblioteca Comunitária “Saber Com Sabor” Praça Clóvis Cardozo Inaugurada em dezembro de 2001. Atendimento de segunda a sexta, das 08h às 18h e finais de semana das 08h às 19h. Fone: 3313-3045. Rua 24 de outubro, s/n – Centro. A unidade encontra-se em reforma e ampliação e deve ser reaberta em abril.

Biblioteca Comunitária “Saber Com Sabor” Idalina Rosa da Silva – Santa Isabel. Atendimento de segunda a sexta das 08h às 18h. Rua Allan Kardec, 359 – Santa Isabel. 3313-3070.

Biblioteca Comunitária “Saber Com Sabor” Pedra 90. Atendimento de segunda a sexta das 08h às 11h das 13h às 17h – Ponto de referência: CRAS Pedra 90. Fone: 3617 1954 .

Biblioteca Comunitária “Saber Com Sabor” Dona Canuta da Silva – Pedregal. Atendimento de segunda a sexta das 08h às 19h. Rua Maranguape, s/n – Pedregal. Fone: 3616-6850.

Biblioteca Comunitária “Saber Com Sabor” Nilma Luiza da S. Branca – Osmar Cabral. Atendimento de segunda a sexta das 08h às 18h. Quadra: 14, Lote: 36, Nº. 08 – Osmar Cabral. Cuiabá/MT – Fone: 3665-2785.

Biblioteca Comunitária “Saber Com Sabor” Davidson da Costa Campos – Cidade Verde. Atendimento de segunda a sexta das 09h às 17h. Rua Terezinha, s/n Cidade Verde .– Fone: 3616-6630.

Fonte: conhecendomatogrosso
 
 Imprimir