Imprimir

Imprimir Notícia

19/03/2019 | 09:59

Outono começa nesta quarta-feira; veja a previsão para cada região do Brasil

O outono, que começa nesta quarta-feira (20), às 18h58, deve sofrer influência moderada do El Niño.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a probabilidade de o fenômeno atingir algumas regiões do Brasil é de 70%, ocorrendo em intensidade fraca até o início do inverno.

Ainda segundo o instituto, "as condições climáticas frequentemente associadas ao El Niño, como excessos de chuvas sobre a região Sul e a diminuição sobre a parte Norte e Nordeste do país, bem como uma tendência de aumento moderado das temperaturas médias na parte central, não estão descartadas e podem ocorrer de maneira irregular em alguns locais".

Veja, abaixo, a previsão para o Outono em cada região do Brasil:

Norte
O verão foi bastante chuvoso na região, principalmente no centro-norte e oeste do Amazonas, parte norte do Pará e sul do Amapá. No outono, de acordo com o Inmet, as chuvas continuarão entre os índices normais e acima da média. A exceção será a pequena parte que abrange o sul de Roraima, noroeste do Pará e nordeste do Amazônia, onde as chuvas deverão ficar abaixo da média.

Nordeste
Nos primeiros meses do ano, Ceará, Rio Grande do Norte, parte da Paraíba e norte do Maranhão apresentaram chuvas acima da média. A população sofreu com alagamentos e outros transtornos – em algumas capitais, como São Luís, Fortaleza e João Pessoa, foram registrados acima de 100 e 200 mm. O Inmet prevê que, no outono, chuvas com índices normais e abaixo da média em parte da região. A diminuição da temperatura das águas próximas à costa deve reduzir os períodos chuvosos.

Centro-Oeste
No verão, as chuvas foram mais frequentes na região. A previsão para o outono é que os índices ocorram dentro da normalidade a ligeiramente acima da média. "A partir do mês de maio começa o período seco na parte central. As temperaturas deverão ficar acima da média em toda região, principalmente no leste de Mato Grosso e Goiás. Não se descarta a possibilidade da ocorrência das primeiras geadas e friagens sobre o Mato Grosso do Sul e sul de Goiás", informa o instituto.

Sudeste
O verão apresentou uma quantidade de chuva significativa, com transtornos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Para o outono, a previsão indica que os índices devem ficar entre a média normal e ligeiramente acima. As massas de ar frio devem ser registradas com maior frequência a partir de maio, mas as temperaturas devem ficar acima do normal.

Sul
O verão apresentou irregularidade na quantidade de chuvas: o Paraná teve estiagem, enquanto em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul os índices ficaram acima da média.

Para o outono, as chuvas devem ficar acima da média em toda a região, principalmente na parte oeste. Um aquecimento da área oceânica próxima à costa da Argentina e mais acentuada no sudeste do Brasil favorece as condições de instabilidade atmosférica e, por isso, chance de chuva.

Além disso, o fenômeno El Niño de fraca intensidade deve agir com fraca intensidade, aumentando as temperaturas na região. Isso não impede que comecem a surgir as geadas comuns nas serras.
 
 Imprimir