Imprimir

Imprimir Notícia

22/03/2019 | 09:07

Escola recebe ação de plantio e distribuição de árvores

O projeto Verde Novo desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, comemora o Dia Mundial da Água (22 de março) com duas ações de plantio e distribuição de mudas nativas do cerrado em escolas da capital mato-grossense. A primeira a receber a equipe do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) será a Escola Municipal de Educação Básica 12 de Outubro (EMEB).
 
A escola contará com o plantio de mudas nativas às margens de uma nascente que brota nas suas dependências. A ação terá inicia às 7h30min e segue no período da tarde até às 17h30min. Além do plantio, o projeto Verde Novo também disponibilizará 300 mudas gratuitas a comunidade.
 
Também no período da manhã a equipe do Verde Novo também fará a distribuição e plantio de árvores nativas na Escola Nossa Senhora da Penha de França, na comunidade do Coxipó do Ouro. Ambas as ações fazem parte da comemoração ao Dia Mundial da Água. Além disso, também compõe o cronograma de plantio/distribuição de mudas em comemoração ao tricentenário aniversário de Cuiabá.
 
Verde Novo - O projeto já disponibilizou mais de 26 mil mudas entre plantio e distribuição desde o seu lançamento e conta com a importante parceria do Grupo Petrópolis e do Instituto Ação Verde. O objetivo é mobilizar a sociedade em prol de plantar milhares de mudas em nossa Capital. O juiz titular do Juvam, Rodrigo Curvo, idealizador do projeto ressaltou o fato de que Cuiabá está muito abaixo dos índices de arborização satisfatórios, mas que a união e contribuição social podem reverter este índice.
 
As espécies estão registradas no Decreto Municipal n. 5.144/2012, que prevê a arborização urbana da capital, dando ênfase às plantas nativas do bioma com um percentual de 70%, permitindo que outras espécies possam ser plantadas nos percentuais restantes. Entre as mudas estão espécies nativas como ipês, angicos, aroeiras salsas, pequis, pau brasil, munguba, jambu roxo da amazônia, guanandis e barbatimão, goiaba, caju, amora e jabuticaba.
 
O Grupo Petrópolis foi o primeiro parceiro do projeto Verde Novo. Sua contribuição prevê a doação de 300 mil mudas de árvores até 2020. Já foram doadas até hoje mais de 26 mil mudas. O Grupo preza pelo seu compromisso ambiental e há mais de 8 anos promove ações de reflorestamento e educação ambiental por meio de um projeto proprietário intitulado AMA. Portanto, a parceria é uma ótima oportunidade para ampliar as ações do AMA no Estado do Mato Grosso e principalmente contribuir para que Cuiabá recupere seu título de Cidade Verde.
 
O Dia Mundial da Água
 
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
 
No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.
 
Dia 22/03 (sexta-feira) - Escola Municipal de Educação Básica 12 de Outubro (EMEB) — Plantio e Distribuição — 7h30min às 11h30min e 13h30min às 17h30min.
 
Escola Nossa Senhora Da Penha De França Coxipó do Ouro — Plantio e Distribuição — 8h às 11h.
 
Dia 23/03 (sábado)  - Parque da Família — Início do Plantio dos Ipês — 8h às 11h.
 
Casa Cuiabana. Distribuição de mudas na Feira do Vinil — 14h às 18h.
 
 Imprimir