Imprimir

Imprimir Notícia

22/03/2019 | 10:23 - Atualizada: 22/03/2019 | 10:30

Claudia Rodrigues esta internada em CTI no Rio

Claudia Rodrigues, de 47 anos, está internada no CTI (Centro de Terapia Intensiva) da Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada a QUEM nesta quinta (21) por Adriane Bonato, empresária da humorista.

Ela está fazendo uma bateria de exames, ainda sem diagnóstico", contou Adriane, sem entrar em detalhes sobre o estado de saúde da artista. Claudia - que foi diagnosticada com esclerose múltipla em 2000 - deu entrada na unidade nesta quarta (20), depois de voltar de uma viagem para Salvador a fim de participar de um congresso médico para divulgar o canabidiol, a maconha medicinal.

Nesta quinta-feira à tarde, Adriane enviou uma mensagem de áudio ao programa de Sonia Abrão, na RedeTV!. "Infelizmente não tenho condições de falar ao vivo. Eu queria pedir a todas pessoas que tiverem me ouvindo agora que orem pela Claudia, orem pela recuperação dela. Ela é guerreira e vai sair dessa", disse a empresária, com a voz trêmula.

Em agosto do ano passado, Claudia falou de sua luta contra a doença em entrevista ao Superpop. No bate-papo com a apresentadora Luciana Gimenez, ela lembrou que chegou a cogitar cometer o suicídio. "Quando você está muito desesperada, você não vê outra saída. Mas, depois, eu pensei bem. Eu tenho uma filha. Quando você quer se matar, você não pensa que vai ter uma luz no fim do túnel."

Ela também falou sobre o irmão, que se matou ainda jovem. "Eu tenho um irmão que se suicidou aos 25 anos, é a pior coisa do mundo", disse. Claudia fez um balanço do que mudou na sua vida após a doença: "Eu sou engraçada ainda, faço uma piada ou outra, mas o humor mesmo que eu tinha era outro tipo de humor. Eu continuo engraçada, mas não é como era antes".

A atriz contou que já foi alvo de boatos de que já teria morrido. "Eu sou uma pessoa que mesmo quietinha em casa sou noticiada em tudo que é lugar: olha lá, morreu essa mulher. Já falaram que eu morri duas vezes. Me mataram". Ela admite que se isolou no início da crise: "Em um primeiro momento fiquei muito solitária".

Ela falou ainda que tem poucos e bons amigos. "Quando você está na merda os verdadeiros amigos aparecem", diz Claudia. "É muito difícil. Tem que ter muita fé em Deus e, de verdade, tem que ter alguém junto. Por exemplo, eu tenho minha empresária, Adriane Bonato, que me empurra pra tudo."

DIAGNÓSTICO

A atriz foi diagnosticada em 2000. Apesar das limitações que a enfermidade causa, Claudia declarou em entrevista para QUEM que houve exagero após as primeiras notícias de seu diagnóstico: “Nunca deixei de andar, de ver, nem de falar, como li em alguns lugares.”

Claudia teve os primeiros sintomas da doença em 2000, época em que viajava pelo país com a peça Monólogos da Vagina e atuava no humorístico A Escolinha do Professor Raimundo, na TV Globo. A atriz contou que seguiu sua vida normalmente após o diagnóstico, inclusive realizando o sonho de ser mãe em 2002, quando nasceu Iza. "Tive a minha filha e toquei a vida normalmente", disse ela para QUEM, relatando que só voltou a ter sintomas em 2007. Um novo surto aconteceu em 2016.

A doença é autoimune e atinge o sistema nervoso central. Os sintomas mais comuns da esclerose múltipla são visão dupla, dormência no corpo e disfunções no equilíbrio e no comportamento.

No fim de 2016, ela passou por um transplante de células-tronco, uma tentativa de tratamento para as sequelas da esclerose múltipla.
 
 Imprimir