Imprimir

Imprimir Notícia

01/04/2019 | 08:37

Sefaz entrega material sobre cidadania fiscal a alunos da rede pública

Cumprindo com um dos principais objetivos do Programa Cidadania Fiscal de Mato Grosso, de inserir a educação fiscal no planejamento escolar, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) entregou aos alunos da rede pública materiais de divulgação e jogos educativos sobre o Programa.

A visita aconteceu nos dias 27 e 29, nas Escolas Municipais Dom Máximo Biennes e Raquel Ramão da Silva, localizadas no município de Cáceres.

Dentre os materiais entregues estão cartilhas, gibis e passatempos com informações sobre a gestão dos recursos públicos, abordadas com uma linguagem lúdica e acessível à idade dos estudantes. A atividade foi coordenada pela equipe da Gerência Regional Oeste de Atendimento ao Contribuinte (GOAC), da Sefaz.

São repassadas informações sobre a importância dos tributos e de como eles devem ser usados para melhora a qualidade de vida das pessoas, por meio de serviços públicos eficientes.

Para Sandra Teshima, professora da Escola Municipal Dom Máximo Biennes, o professor tem grande influência sobre as crianças, portanto é dever dele ensinar ética e participação cidadã. Ela destaca, ainda, que tal ação faz com que esses alunos tenham a reflexão crítica da coisa pública garantindo, assim, um futuro promissor para o país.

“Com o material que recebendo podemos disseminar melhor a educação fiscal em linguagem lúdica, para que os alunos possam levar o que aprenderam aos seus pais e responsáveis, pois tem conceitos básicos de tributos, orçamento e controle de gastos públicos”, afirma a professora.

Dando continuidade ao trabalho de disseminação da educação fiscal, a esquipe da Sefaz estará no dia 02 de abril na Escola Municipal Santo Dumont, também localizada em Cáceres.

Programa Cidadania Fiscal

Instituído em 2015, o Programa Cidadania Fiscal de Mato Grosso tem como principais objetivos: inserir a educação fiscal no planejamento escolar; mobilizar e sensibilizar os gestores públicos para a melhoria da transparência do serviço público; sensibilizar os servidores quanto aos princípios básicos da administração pública e sua relação na melhoria da qualidade de vida da sociedade; disseminar dados e informações sobre a transparência na administração pública; incentivar o cidadão a exercer a cidadania fiscal, mediante o controle social do gasto público; além de incentivar o comprometimento do cidadão no processo de planejamento das ações de governo.

Junto com o Programa foi instituído também o Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEFE/MT), coordenado pela Secretaria de Fazenda (Sefaz). O Grupo é responsável por desenvolver as ações da Cidadania Fiscal no estado.

(Com SEFAZ-MT)
 
 Imprimir