Imprimir

Imprimir Notícia

13/05/2019 | 08:27

Escolas de Cuiabá começarão a receber os kits do programa Um por Todos, Todos por Um!

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou na última terça-feira (07), o agendamento para a entrega dos kits nas escolas participantes do programa “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”. O programa é realizado por meio da Controladoria Geral do Município, em parceria com a SME e Controladoria Geral da União.

A assessora da Coordenadoria de Programa e Projetos da SME, Nadir Simplício Dias, disse que o programa tem como foco a cidadania e ética e, é trabalhado com alunos do 5º ano do 1º ciclo. Em decorrência da Prova Brasil (SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica), a coordenadora do programa dentro da Controladoria Geral do Município, Joilce Botelho Acosta, autorizou a implantação do programa no 4º ano do 1º ciclo, totalizando 1.844 alunos atendidos este ano.
 
O material é muito rico e são trabalhadas temáticas sobre dignidade, família, colaboração, inclusão, solidariedade, entre outros.

O kit do programa, que será distribuído nos próximos dias, contém o Manual do Professor, que explica como ele irá preparar as aulas; o Caderno do Aluno; revistas em quadrinhos com as temáticas para a leitura dos alunos, além de jogos que permitem a interação dos alunos com os colegas e as suas famílias”, explica Nadir.

Ao todo, 26 escolas da rede pública municipal de Educação de Cuiabá participam do programa e receberão os kits nos próximos dias. São elas: as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Dejani Ribeiro Campos, Ulisses Silveira Guimarães, Madre Marta Cerutti, Firmo José Rodrigues, Gracildes Melo Dantas, Senhorinha Ana Alves de Oliveira, Constança Figueiredo Palma Bem Bem, Floriano Bocheneki, Maria Elazir Correa de Figueiredo, Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz, Maria Dimpina Lobo Duarte, Onofre de Oliveira, Joana Dark da Silva, Agostinho Simplício de Figueiredo, Maria Betty de Souza Pires, José Luís Borges Garcia, Francisca Figueiredo de Arruda Martins, Cândido Mariano da Silva Rondon, Maria da Glória de Souza, Paulo de Campos, Hélio de Souza Vieira, Francisval de Brito, Esmeralda de Campos Fontes, Rita Caldas Castrillon e as Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC) Herbert de Souza e Novo Renascer.

O programa “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania” é desenvolvido em Cuiabá desde 2014. Os professores passam por uma formação online e presencial para iniciar os trabalhos com os alunos. Em 2018, Cuiabá se destacou entre as capitais brasileiras com melhor desempenho no programa.

 

O Programa

Criado em 2008, o programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania” é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, que visa disseminar, nas escolas, temas sobre ética e cidadania.

Em 2014, a Portaria nº 2.308/14 ampliou o alcance do "Um por Todos" e permitiu a adesão por entes governamentais (prefeituras e estados) e entidades privadas de ensino, que tenham interesse em executar nas escolas. Atualmente, é o maior programa de educação cidadã do Brasil. Uma nova parceria firmada com o Ministério da Educação (MEC), em 2018, permitirá a universalização do programa nas escolas públicas do país, por meio da produção de materiais - revistas em quadrinhos, tiras e filmes animados - alinhados aos objetivos gerais e específicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental.

A expansão para cerca de 48 milhões de alunos e 200 mil escolas será promovida com a adaptação dos materiais às mídias digitais e disponibilização de aplicativos.

(Com Assessoria)

Leia Também  Estudantes podem renegociar Fies com Banco do Brasil pelo celular


 
 
 Imprimir