Imprimir

Imprimir Notícia

13/05/2019 | 11:30

ALMT homenageia profissionais da gastronomia em sessão especial nesta segunda (13)

Profissionais e empresários da gastronomia, especialmente chefes de cozinha, serão homenageados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso na próxima segunda-feira (13). Além da entrega de moções de aplausos, a sessão especial também terá exposição culinária com comidas e sucos. A entrada será aberta para o público. 

A comemoração foi solicitada pelos deputados Janaina Riva (MDB) e Wilson Santos (PSDB) e está marcada para as 19h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Cerca de 100 chefes e estabelecimentos gastronômicos serão homenageados na ocasião.  As indicações foram feitas com o auxílio de dois grandes consultores da área: João Carlos Caldeira e Fernando Mack, profundos conhecedores do universo gastronômico mato-grossense. Também foram considerados locais populares que trazem às pessoas a sensação de conforto que um bom alimento pode gerar.

De acordo com o coordenador do evento, Fabio Cruz, o principal objetivo da iniciativa é enaltecer a gastronomia de Mato Grosso e os profissionais daqui. “Temos muitos talentos”, garante. Para ajudar nessa valorização, também foram convidados quatro chefes que atuam fora de Cuiabá. Eles farão diversas gravações de receitas regionais para divulgar em suas redes sociais. Marcio Moreira, Adérito Alves e Alex Ferreira são integrantes da Caçarola dos Chefs e vêm do Rio de Janeiro. No currículo, possuem prêmios e experiências em programas como o Mais Você. “Eles vão trocar experiências com outros chefes e produzir conteúdos”, explica Fabio Cruz. Junto a eles também estará o chefe Moraes Júnior. Formado em gastronomia em Milão, ele voltou a morar em Cuiabá após ficar mais de dez anos entre Portugal, Itália e França.

Festival gastronômico – Esta é a primeira vez que a Assembleia Legislativa reconhece, oficialmente, o valor deste segmento para a cultura, turismo e para a economia de Mato Grosso. Para encerrar a noite, a Abrasel lançará o evento Brasil Sabor, sucesso nacional que se repete em nosso estado.

O Brasil Sabor começa no próximo dia 16, mas os pratos do festival serão apresentados no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros no dia 13. O público e a imprensa poderão experimentar as comidas gratuitamente. O presidente da seccional Mato Grosso da Abrasel, Fernando Medeiros, ressalta que objetivo do Brasil Sabor também é de valorizar a gastronomia do estado, assim como a sessão especial. “Visa promover a gastronomia regional, valorizando ingredientes locais e também a inovação, porque os chefes criam novas receitas”, explica Medeiros.

De acordo com a Abrasel, o setor de alimentação fora de casa gera cerca de 450 milhões de reais de faturamento para o estado por mês e emprega aproximadamente 70 mil pessoas em Mato Grosso.  

Também são parceiros do evento a Fecomércio, o Sebrae-MT, as universidades Unic e Univag, o Senac, o Sesc, o Conselho Regional de Nutrição, o IGA, o Sindicato de Bares e Restaurantes de Várzea Grande, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de MT e o Instituto Memória. 

(Com informações assessoria ALMT)
 
 Imprimir