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21/05/2019 | 12:40

Ela largou a medicina e criou confeitaria que fatura R$ 2,2 milhões

Acrise econômica, que assola o país desde 2014, não foi nada gentil com o setor de alimentação. Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a cada seis empresários, um pensa em fechar seu negócio. Nesse cenário, inovar e focar em nichos específicos pode ser a salvação para o empreendimento. Foi isso que a empresa Pâtisseries de Brigadeiros, da empreendedora Carolina Sales, fez. E deu certo. No ano passado, sua empresa faturou R$ 2,2 milhões. 

Mas como conseguir lucrar em um mercado tão saturado? A resposta que ela encontrou foi focar no público de alto poder aquisitivo, criando doces gourmet de maior valor agregado.

Focando no nicho

O principal diferencial dos brigadeiros de Carolina são seus ingredientes diferenciados, como chocolates importados, e sabores não convencionais, como pistache, casadinho (chocolate branco e ao leite) e noir (com chocolate amargo). Além disso, a empresária investe na alimentação saudável: a empresa tem uma linha fit, com versões menos calóricas dos docinhos.

Mas, segundo a empreendedora, não é todo mundo que compra esse tipo de produto. Por conta do custo de produção maior, o preço final também é mais salgado – o que acaba afastando o público de menor poder aquisitivo.

Já as classes A e B se sentem atraídas pela marca. Foi com esse nicho em mente que Carolina construíu o portfólio de produtos da Pâtisseire de Brigadeiros. “Não existe produto certo ou errado. Existe o produto ideal para determinado cliente”.

Pâtisseire de Brigadeiros  (Foto: Filico)A Pâtisseire de Brigadeiros está reformulando suas lojas, que serão mais espaçosas. (Foto: Filico)
Atualmente, Carol tem duas lojas. Ambas ficam na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Em 2019, a empresária está levando sua empresa a outro patamar. Está expandindo seu portfólio de produtos e mudando o formato das suas unidades.  

Mais luxo, mais faturamento

Com a abertura de uma terceira unidade em julho, também na Barra, Carol quer atrair clientes que não estejam interessados especificamente em doces.

Para isso, foi inserida uma linha de cafeteria, com expressos curto e longo, machiatto, cappuccinos e coados. Bolos também deverão ser servidos, bem como almoços leves.

Pâtisseire de Brigadeiros  (Foto: Eduardo Almeida)Uma linha de cafeteria está sendo inserida na marca.  (Foto: Eduardo Almeida)
Já as lojas serão reformuladas, tornando-se mais espaçosas e confortáveis.

O atendimento é outro ponto de mudança. Até então, os clientes realizavam o pedido diretamente no balcão e recebiam seus pratos na mesa. Mas Carolina conta que esse tipo de serviço causava um pouco de estranhamento em algumas pessoas. “Muitos clientes não gostavam da ideia de precisar se levantar para fazer o pedido”.

Agora, para oferecer um serviço mais personalizado, garçons irão atender diretamente nas mesas, como em um retaurante tradicional.

Carolina espera que estratégia traga resultados no orçamento da Pâtisseire ainda em 2019, com uma expectativa de faturamento de R$ 3,1 milhões.

Segundo a empreendedora, a adoção do modelo de franquias é estudada, mas não deve acontecer antes de 2021.

 
 
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