Imprimir

Imprimir Notícia

31/05/2019 | 08:48

Prefeitura promove Mutirão de Atualização Cadastral em todas as regionais neste sábado

A Prefeitura de Cuiabá realiza neste sábado (01) mais uma edição do Mutirão de Atualização Cadastral, em Cuiabá. A ação, que conta com o apoio da Atenção Básica, acontecerá em todas as regionais da cidade, das 8h às 17h.

Este é o segundo mutirão que será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Regulação, para recadastrar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital. O objetivo é ofertar transparência e celeridade aos procedimentos e ainda, melhorar a comunicação com o usuário de forma a contemplá-los nas próximas ações que a Secretaria irá realizar, diminuindo assim, o número de pacientes que esperam por atendimentos na fila da Central de Regulação.

Outra intenção que será alcançada, segundo o secretário de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho é apurar o real quantitativo da fila e combater o índice de absenteísmo (pacientes que não comparecem aos procedimentos marcados), que chega a 62%. “Parte dessas pessoas já tiveram a solicitação autorizada e marcada, mas não compareceram. Como a Central possuía imensa dificuldade de contato, o número de absenteísmo foi ficando cada vez maior. Diante disso, nossa primeira medida emergencial de reestruturação da Central é liquidar as filas de espera e dar resolutividade para os casos de saúde paralisados, e os mutirões de recadastramento estão sendo nossa principal ferramenta para isso", explicou o gestor, ressaltando que 50% dos telefones informados pelos pacientes nos cadastros não estão mais disponíveis.

Além dos ‘Dia D’ em todas as regionais, outros mutirões de recadastramento foram realizados nas regionais de forma fragmentada. A coordenadora da Central de Regulação, Lileine Silva reforça a convocação, para que a população busque os pontos específicos e atualize seus dados.

“A população deve procurar os postos de recadastramento e fazer a atualização de seus cadastros. É simples, rápido e fundamental para que a Central de Regulação conheça a real demanda existente e prepare ações que darão celeridade na fila atual. Esse é o caminho para que a população receba o serviço em saúde o mais rápido possível”, frisou Silva.

DIA D

Ainda conforme a coordenadora, o evento também proporcionará múltiplos serviços referentes à Atenção Básica. Dentre eles incluem-se o ‘DIA D’ vacinação contra influenza, aferição de pressão arterial e teste de diabetes. 

(Com assessoria)
 
 Imprimir