Imprimir

Imprimir Notícia

21/06/2019 | 10:31

Bom de Bola, Bom de Escola é modelo de formação integral e humanização

O Programa Bom de Bola, Bom de Escola, da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e executado pelo Instituto para Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Esportivo e Social de Mato Grosso (IDEAES), deve se transformar em breve, num modelo a ser seguido por munícipios de Mato Grosso.

Nesta terça-feira (18), vereadores do município de Juruena, no extremo norte de Mato Grosso, a 909 km de Cuiabá, visitou um dos quatro polos onde o programa é executado. O grupo se reuniu com o presidente do Instituto IDEAES, Mário Márcio Pécora, para conhecer in loco como funciona o programa seu desenvolvimento, rendimento e resultados.

A unidade do Bom de Bola, Bom de Escola, que funciona no CPA 4, no mini estádio João Pires Modesto JK, foi a escolhida para a visita. Os vereadores tomaram conhecimento do programa por meio das mídias sociais, que espalhou pelo Brasil, o modelo de trabalho adotado em Cuiabá, que foca a prática do esporte, objetivando com isso o crescimento do aluno, a partir da integração social, educacional e desportiva.

A vereadora Nadir Salete Pedroso foi uma das parlamentares de Juruena que visitaram o programa, e segundo ela, a proposta encantou a todos. “Viemos conhecer o programa para tentar implantar no nosso município. Achamos muito interessante e vamos lutar para levar para Juruena, que é pequena, mas temos que pensar nas crianças que são o futuro do nosso Brasil”, disse a parlamentar.

O vereador Francisco Backes considerou a proposta interessante, pois trabalha com a criança de forma integral, não olhando só a questão esportiva, mas o comportamento na escola, junto com a família, proporcionando toda a estrutura para se formar um cidadão de bem. “Por isso, esse projeto despertou a nossa atenção, vamos estudar a possibilidade de implantar essa proposta em Jurena”, ressaltou o vereador.

O vereador Darcy Vieira Lopes, que tem trabalhado pelo esporte em Juruena, também conheceu a proposta pela rede social. “Sou apaixonado pelo esporte, quando surgiu a oportunidade, viemos conhecer o programa, nos interessamos e é uma oportunidade de tirar as crianças de situações de vulnerabilidade social”, destacou o parlamentar.

Outras cidades tem manifestado interesse pela proposta, o que para o presidente do IDEAES, Márcio Márcio Pécora, é um resultado gratificante para todo o ambiente do programa, uma vez que está sendo reconhecido e extrapolando as fronteiras do município. “Além de Juruena, algumas prefeituras do Vale do Rio Cuiabá estão interessadas, como Barão de Melgaço e Rondonópolis, que vem buscando mais informações do programa, e quem sabe no futuro, ver a proposta funcionando em seus municípios”, disse Mário Márcio.

O Bom de Bola, Bom de Escola foi retomado na gestão Emanuel Pinheiro e este ano, ampliou o atendimento para 800 alunos de 06 a 14 anos, da rede pública municipal de ensino, nas quatro regionais de Cuiabá, nos bairros Dom Aquino, Pedra 90, CPA e Coophamil. O programa é voltado para o futebol e o futsal, mas o que se busca é o resgate familiar e educacional de criança e jovens.

"Além de semear a paixão dos nossos alunos pelos principais times da cidade, o programa oportuniza os instrumentos para uma formação de qualidade, que alcance todos os aspectos da vida, por meio do fortalecimento emocional, físico e social das crianças. O prefeito Emanuel Pinheiro está investindo numa Educação inclusiva, de qualidade que promova o melhor rendimento escolar e uma verdadeira transformação para que possamos formar cidadãos íntegros”, destacou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.

No último sábado (15), os alunos atendidos pelo programa participaram de um torneio interno de futebol. As partidas aconteceram simultaneamente nos quatro polos. Os times foram formados de acordo com a idade. Ao todo, foram realizadas 12 partidas.  

(Com assessoria)
 
 Imprimir