Imprimir

Imprimir Notícia

26/06/2019 | 09:29

Corrida Rota do Peixe promove circuito gastronômico, cultural e turístico em Bonsucesso

Cerca de 900 pessoas participaram no último domingo, dia 23, da primeira edição da Corrida Rota do Peixe na comunidade de Bonsucesso. O evento teve como finalidade promover a integração da população várzea-grandense, e mostrar o potencial turístico, cultural e gastronômico da comunidade de Bonsucesso.  

Com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio dos profissionais da Superintendência de Esportes e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, a corrida teve um percurso de cinco quilômetros, com largada às 7 da manhã. A Secretaria de Defesa Social também esteve presente por meio da Guarda Municipal que garantiu a segurança dos participantes durante a realização da prova. A prova reuniu corredores, esportistas, turistas e população em geral na disputa por troféus nas categorias gerais masculino e feminino.

De acordo com os organizadores da prova, professores Ualace Garcia e Camila Lopes, a Corrida Rota do Peixe teve como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a integração social da comunidade com os participantes e convidados, destacando a cultura, o turismo e a renomada culinária do Distrito de Bonsucesso, representada pelas inúmeras peixarias em atividade no local.

A idade mínima para participar da corrida foi de 14 anos para as duas categorias masculina e feminina. Todos os participantes devidamente inscritos receberam medalhas de participação como incentivo à prática esportiva e concorrem a vários brindes que foram sorteados no final da prova.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Urbano, Econômico e Turismo José Roberto Amaral, que também participou da corrida, informou que no ato da inscrição, os participantes doaram 1 quilo de arroz ou 1 litro de óleo que serão destinados a tradicional Festa de São Pedro, que vai ocorrer nos dias 28, 29 e 30 no Distrito de Bonsucesso, mais uma festa tradicional no município de Várzea Grande que atrai milhares de fiéis e turistas.

“Estão previstas cerca de duas toneladas de peixe para serem servidos durante a festa de São Pedro, que também terá procissão fluvial, missa, apresentações culturais. As tradicionais festas se transformam em pontos de convivência entre as comunidades que possuem potencial turístico e artesanal, além de divulgar a cultura regional. Neste contexto a gastronomia ocupa lugar de destaque, o que atrai turistas para a nossa cidade e faz girar a economia local, com a disposição a venda de produtos artesanais e a tradicional gastronomia regional, fomentando o turismo da nossa cidade”, disse ele.

Para o Superintendente de Turismo, Giorgio Barros Gomes, a Corrida Rota do Peixe contribuiu para a divulgação do Distrito de Bonsucesso e sua vocação para o turismo, agregando os valores tradicionais da cultura, dos festejos religiosos e por sua incrível diversidade gastronômica que estimula a movimentação de visitantes durante todo o ano.

“A parceria entre as superintendências de Turismo e de Cultura é importante e está propiciando a realização de muitas ações para fomentar o aumento da visibilidade do município em razão de sua potencialidade histórica, religiosa e cultural”, declarou.

Os três primeiros colocados nas categorias masculino e feminino receberam troféus e premiação. Na categoria masculina, o primeiro colocado foi Fernando da Silva, seguido por Ivan Túlio Martins em segundo e Daniel Gouveia dos Santos em terceiro lugar. Na categoria feminina, Jessica Rodrigues dos Santos terminou a prova na primeira colocação, seguida por Luzinete Andrade em segundo lugar e Yasmim Aguilera na terceira colocação.

(Com assessoria)
 
 Imprimir