Imprimir

Imprimir Notícia

27/06/2019 | 09:36

Universitária lidera quadrilha de roubo de celulares e constrói mansão em Cuiabá

A Polícia Civil prendeu, na quarta-feira (26) uma universitária do curso de Administração, acusada de liderar quadrilha que comercializava celulares roubados e furtados na região de Cuiabá e Várzea Grande.

De acordo com a polícia, a universitária, T.S.C.P., 23, era responsável pela função estratégica de proceder ao escoamento das cargas roubadas.

Segundo a delegada titular da Derf-VG, Elaine Fernandes da Silva, a universitária usava as noções do curso de Administração para gerenciar a estrutura financeira da associação criminosa, mantendo uma rede de receptadores, organizada em pastas arquivos, em ordem alfabética.

“A líder ostenta alto padrão socioeconômico, inclusive está construindo uma mansão em um condomínio de luxo na Capital”, disse a delegada.

“A líder ostenta alto padrão socioeconômico, inclusive está construindo uma mansão em um condomínio de luxo na Capital”, disse a delegada.
Na casa dela foram apreendidos cerca de 70 aparelhos celulares, caderno de contabilidade, máquina de cartões e diversas notas promissórias assinadas pelos respectivos receptadores.

A prisão ocorreu durante a Operação Smart, através da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), com objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido na receptação de aparelhos celulares roubados/furtados.

A ação resultou na apreensão de 80 smarthphones, além da lavratura de 14 procedimentos na delegacia, sendo quatro prisões em flagrante e 10 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), relacionados ao crime de receptação.

As investigações iniciaram em maio deste ano, após o furto de aparelhos celulares na loja da Havan, em Várzea grande. O crime ocorreu no dia 04 de maio, ocasião em que os criminosos escalaram o telhado da empresa, invadiram a loja e furtaram diversos aparelhos das marcas Asus, LG, Motorola, Apple e Samsung, avaliados em R$ 70 mil.

“No caso do furto da Havan, a carga furtada foi certamente receptada para ser injetada no mercado consumidor no dia das mães”, disse Elaine.
Durante as investigações, a equipe da Derf-VG descobriu a atuação do grupo criminoso, o qual atua alinhado com o mercado receptador, que encomenda a carga aos executores dos roubos e furtos. As cargas de aparelhos celulares, geralmente, são furtadas/roubadas em proximidades de datas comemorativas, nas quais os produtos de origem criminosa, são inseridos no mercado consumidor.

“No caso do furto da Havan, a carga furtada foi certamente receptada para ser injetada no mercado consumidor no dia das mães”, disse Elaine.

Para a delegada, identificar e responsabilizar o mercado receptador é tão, ou mais importante, quanto desarticular a associação criminosa responsável pelo roubo/furto. “É importante a sociedade se conscientizar através dos rigores da lei, sobre os danos causados pela receptação, uma vez que, um produto receptado, pode muitas vezes ter sido a causa da perda de uma vida, como em casos de latrocínio”, disse.

Com PJC-MT
 

 

 

 
 
 Imprimir