Imprimir

Imprimir Notícia

12/08/2019 | 10:38

Prefeitura de Cuiabá avança em obras de viaduto na Avenida das Torres

A Prefeitura de Cuiabá realiza serviços preliminares a construção do viaduto José Maria Barbosa - Juca do Guaraná, na Avenida Profª Edna Maria Albuquerque Affi, conhecida como Avenida das Torres. Além do alargamento da pista de rolamento sentido Coxipó-Centro, que ganha mais oito metros, as obras avançam em limpeza para instalação do canteiro de obras.

No momento, servidores das secretarias de Obras Públicas e Serviços Urbanos realizam a limpeza da área para, posteriormente, dar seguimento às etapas de estabilização do solo e pavimentação. A equipe também aguarda o término da troca das torres metálicas no canteiro central pelos postes de concreto, que é executada pela Energisa. A ação é executada no percurso situado entre Rua Condé e as proximidades da Rua Marquesa de Santos.

De acordo com a equipe técnica responsável pela execução da obra, um estudo está sendo realizado juntamente com a Secretaria de Mobilidade Urbana para garantir trafegabilidade no período de maior intensidade das obras.

Os estudos de viabilidade realizados para a implantação do viaduto apontam que o fluxo de veículos na localidade tem sido cada vez mais crescente, o que resulta em quilômetros de congestionamentos com a espera de mais de 30 minutos, durante o horário de pico. Com a edificação, a Prefeitura pretende reduzir o tempo de locomoção e aumentar as condições de segurança dos usuários das vias. Na Avenida das Torres o número de pessoas atendidas chega a 10 mil de forma direta e 90 mil pessoas indiretamente. 

Viaduto Avenida das Torres

A estrutura terá 200 metros de comprimento, 18 metros de largura, e será levantada no entroncamento com a Avenida Érico Preza (Av. Itália). A obra recebe um investimento de R$ 16.340.726,63 será o primeiro viaduto a ser construído pelo próprio Município. Os trabalhos serão fiscalizados pela Secretaria de Obras Públicas e executados pelo Consórcio LR, em um prazo contratual de 60 dias.

A edificação levará o nome do ex-vereador por Cuiabá, José Maria Barbosa, o Juca do Guaraná. Falecido em julho de 2018, Juca fez um mandado marcante na Câmara Municipal, na legislatura de 2008 a 2012. Em sua passagem pela política prestou grande colaboração para o desenvolvimento do município, principalmente com ações voltadas para a área social.

Além da trajetória política, também se destacou no campo comercial. Em Cuiabá, fundou quatro empresas, sendo seu primeiro comércio criado em 1977 e popularmente conhecido como ‘Bulicho do Juca’. A segunda foi a ‘Guaraná do Juca’, que o consagrou como referência de qualidade no estado. Anos depois, fundou mais duas onde ingressou no ramo de transportes e minério.

Viaduto Beira Rio

As obras do viaduto na Avenida Manoel José de Arruda, conhecida como Avenida Beira Rio seguem em sua fase burocrática, com estudo topográfico finalizado e obtenção das licenças necessárias para execução da obra. De acordo com estudos de viabilidade realizados para a implantação do viaduto, a intervenção pontual na Beira Rio deve duplicar a capacidade do cruzamento, atendendo de forma direta 9 mil pessoas por hora/pico e, indiretamente, 145 mil habitantes do entorno.

O viaduto levará o nome do ex-prefeito de Várzea Grande e ex-deputado federal por Mato Grosso, Murilo Domingos, falecido em abril deste ano, aos 78 anos. Além da atuação política e também na área comercial, Murilo Domingos exerceu ainda um fundamental papel no campo ambiental. Em sua trajetória, foi uma das primeiras lideranças políticas a levantar discussões e a promover ações concretas de preservação do Rio Cuiabá. Por meio do seu projeto “Salve o peixe, Salve o Rio”, ajudou a repovoar o Rio Cuiabá e seus afluentes com a soltura de mais de 5 milhões de filhotes de peixes.
 
 Imprimir