Imprimir

Imprimir Notícia

13/09/2019 | 08:45

“Movimenta” leva serviços gratuitos ao Pedra 90

Pensando na oferta de ações transformadoras e na possibilidade de levar atividades importantes às comunidades, a Fecomércio, Sesc e Senac MT, em parceira com diversas unidades e instituições, iniciam o Projeto “Movimenta”. A proposta é oferecer serviços de educação, saúde, assistência, cultura e lazer, gratuitamente, em localidades estratégicas, facilitando o acesso do público.

Em Cuiabá, o evento chega no dia 21 de setembro e mobiliza o bairro Pedra 90, na Praça Ana Martinha, às 09h e segue até às 20h. Com apresentações artísticas, aulões de ginástica, orientações nutricionais, sociais, ações de educação em saúde, oficinas, recreação e serviços odontológicos. A distribuição das senhas, para acesso da população aos serviços, se iniciará às 08h.

Com expectativa de atender uma média de 8 mil pessoas em sua atuação na localidade, o Movimenta possibilita oportunidades transformadoras na vida da população atendida, que, cotidianamente, teria dificuldade de acesso aos serviços ofertados, seja pela distância ou disponibilidade de tempo.

Portanto, o Projeto pretende contribuir para a ampliação das concepções de cidadania e coletividade, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento de novas perspectivas à comunidade, com grande enfoque no empreendedorismo social.

Dentre as atividades, está o Espaço Saúde, com realização de exames de mamografia e papanicolau, avaliação física e orientação de enfermagem; o Espaço Cidadão, com orientação financeira, jurídica, emissão de certificados e fotos 3×4; além do Espaço Sustentável, realizando distribuição de mudas, educação ambiental e aproveitamento integral dos alimentos.

A população pode contar também com o Espaço Beleza, que fará cortes de cabelo, barbearia, manicure, design de sobrancelhas, além do Espaço Cultura, ministrando oficinas de artes visuais, cênicas, música e circo. Campeonatos de jogos eletrônicos (e-sports) ocorrerão durante todo o dia.

O tradicional Grupo de Siriri Flor de Atalaia marca presença no evento, junto com a Banda Zabumba Beat e outros artistas locais. Tudo isso no Palco Central, onde irá acontecer também cortejo cênico, apresentação de circo e jogos de bingo.

A partir da realização do Movimenta, a Fercomércio, Sesc e Senac acreditam na transformação social. A própria escolha do verbo movimentar, para nomear a ação, significa que se acredita nas mobilizações sociais, de empresas, poder público e voluntários, todos juntos em prol de uma experiência inovadora, na vida das pessoas, e transformadora, nas comunidades.

O Movimenta inicia suas ações no bairro Pedra 90, mas não pretende se restringir a ações esparsas, tanto que há planejamento de novas programações para outros bairros e municípios de Mato Grosso.

Início das ações : 09h
Entrega das senhas: 08h
 
 Imprimir