Imprimir

Imprimir Notícia

16/09/2019 | 11:54

Sarampo: surto da doença atinge 16 estados

As crianças são as mais suscetíveis às complicações e óbitos por sarampo. A incidência de casos em menores de 1 ano é 9 vezes maior em relação à população em geral. (South_agency/Getty Images)

Novo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 13, pelo Ministério da Saúde mostra que o surto de sarampo já atinge dezesseis estados brasileiros. Três novas unidades federativas apresentaram casos da doença desde a divulgação do boletim anterior. São eles: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Nos últimos noventa dias foram confirmados 3.339 casos de sarampo. A maioria dos registros é de São Paulo, que concentra 97,5% dos casos, seguido pelo Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe.

O atual boletim aponta a notificação de 24.011 casos suspeitos, sendo que 17.713 (73,8%) estão em investigação e 2.957 (12,3%) foram descartados.

Não houve novos registros de óbitos, além dos quatro confirmados anteriormente. Três deles ocorreram em crianças menores de 1 ano de idade e houve um óbito em um indivíduo de 42 anos. Nenhuma das vítimas era vacinada contra a doença.
 
 Imprimir