Imprimir

Imprimir Notícia

17/09/2019 | 09:20

Primeiro desfile de moda inclusiva será realizado no dia 21 de setembro

Um dos destaques da programação da 5ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência é o 1º Desfile de Moda Inclusiva e Acessível, que será realizado no dia 21 de setembro, a partir das 18h, no Shopping Estação Cuiabá (Piso L2). O objetivo é fomentar um novo olhar sobre a moda voltada para as pessoas com deficiência e chamar atenção sobre o fortalecimento dos direitos para este público. A 5ª semana da pessoa com deficiência é uma realização do Governo de Mato Grosso em parceria com o Conselho Estadual de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência (Conede).

O desfile contará com a participação de 30 participantes, todos com algum tipo de deficiência: locomotiva, visual, auditiva, entre outras, que não limitam os sonhos e o desejo de viver de forma plena. E integra o programa SER Inclusivo, coordenado pela primeira-dama Virginia Mendes, cujo foco é atuar com ações voltadas à superação, à esperança e na busca pelo respeito às diferenças.

A ideia de realizar um desfile de pessoas com deficiência foi apresentado à primeira-dama no início de agosto, pela superintendente estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Tais Aminata, e pelo presidente do Conselho Estadual de Defesa das Pessoas com Deficiência (Conede), Luiz Carlos Grassi. Na oportunidade, Tais explicou que esse era um sonho e, prontamente, a primeira-dama Virginia Mendes abraçou a ação, tornando-se a embaixadora do 1º Desfile Inclusivo.

Desde o primeiro momento, não tínhamos dúvidas de que poderíamos contar com a atenção e sensibilidade da nossa primeira-dama, mas confesso que ficamos surpresos com a forma com que toda equipe abraçou o projeto e tem se dedicado para concretização do desfile. Será um marco na defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, observou a superintendente.

Organizado pela Unidade de Ação Social e Atenção à Família (UNAF), o desfile conta ainda com a parceria do produtor de moda, Edson Guilherme e apoio dos seguintes parceiros: Shopping Estação Cuiabá, Buffet Leila Maluf, Dia de Festa, La Renovance, Stamp, Lebrinha, TMF Construtora, Pié Locação para Festas e Cerimonial Isis Dorilêo.

Só tenho a agradecer a todos os parceiros que estão nos ajudando na concretização desse sonho, que passou a ser meu também. Será um momento especial e único, cujo objetivo é despertar atenção de todos sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência dentro da moda. Você já reparou que não temos roupas confeccionadas para pessoas cadeirantes, ou que não possuem um dos membros? Os provadores de roupas também, em alguns casos, são pequenos e apertados, não cabem uma cadeira de rodas. É este o propósito, levantar esta discussão sobre a importância desta causa. Esta iniciativa está dentro do programa SER Inclusivo e o que mais desejo é que essa ação intensifique as políticas públicas de defesa das pessoas com deficiência”, destacou Virginia Mendes.

Serviço

1º Desfile de Moda Inclusiva e Acessível
Data: 21 de setembro, partir das 18 horas.
Local: Shopping Estação Cuiabá, piso L2
 
 Imprimir