Imprimir

Imprimir Notícia

19/09/2019 | 09:27 - Atualizada: 19/09/2019 | 10:27

Bombeiros orientam desligar eletrodomésticos por conta do calor excessivo em MT

O Estado de Mato Grosso vem enfrentando um período de altas temperaturas, baixa umidade e seca. Devido à estiagem e o calor excessivo, muito é discutido sobre medidas preventivas e os riscos para população. 

Na última semana, circulou nas redes sociais um alerta que, supostamente, teria sido emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Defesa Civil, em que afirmava que o calor excessivo gera uma sobrecarga na rede elétrica, causando incêndios.

O texto recomenda  que antes de sair de casa, os moradores, deveriam retirar todos os eletrodomésticos das tomadas e deixar apenas o que fosse estritamente necessário.

o capitão BM Lucas Chermont explicou que o calor excessivo não gera sobrecarga.

“Isto é mito. Não existe”, afirma Chermont.

“A recomendação é que não se sobrecarregue as tomadas com os famosos tês, uma vez que naturalmente a tomada não foi dimensionada para aguentar essa carga”, adverte o capitão.

Segundo Chermont, os incêndios domésticos costumam ter inicio por um sobrecarga de rede e que esse tipo ‘gambiarra’ pode ser responsável por incidente.

“O ideal é utilizar réguas com várias tomadas, pois, elas são dimensionadas para aguentar eventual sobrecarga”, recomenda o capitão.

Alertas Fakes 

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil informaram que não são responsáveis por esses ‘alertas’ e que se tratam de informações falsas.

São correntes divulgadas em redes sociais, como o WhatsApp, que não tem nenhuma ligação com as instituições, além de passarem informações inverídicas.
 
 Imprimir