Imprimir

Imprimir Notícia

06/11/2019 | 12:25 - Atualizada: 06/11/2019 | 12:47

Profissionais da educação dão show de dança em festival na capital

A secretaria municipal de educação de Cuiabá realizou o festival que reuniu profissionais das unidades escolares da capital, na noite de terça-feira (05) no Hotel Fazenda Mato Grosso. O evento faz parte da 4ª edição da Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação (CECSE).

Professoras e educadoras do CMEI Névio Lotufo, no bairro Centro América, apresentaram dança do siriri. Foram dois meses de ensaio e a roupa foi pensada e customizada para homenagear a cultura cuiabana. Na saia o caju simbolizando a cultura local. 

Regina Célia da Silva (à esquerda), é uma das participantes e diz que é gratificante participar do festival. “Valorizamos a nossa cultura e como é bom sentir esse gostinho de dançar, de ver a arte e movimentar o corpo. Foram dois meses de preparação. O cansaço e o empenho para ensaiar, valeu à pena”. 

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado também esteve presente e falou da mudança do modelo do evento deste ano. “Esse ano trocamos o concurso cultural por apresentação visando a maior participação dos profissionais. E para o ano que vem iremos expandir para o “The Voice”. Queremos descobrir novos talentos, será apresentação musical e cada unidade escolar fica a critério escolher o tipo de música e dança. Hoje foi tudo lindo, agradeço pelo desempenho de cada pessoa que ensaiou para fazer o melhor”.


Glória Maria dos Reis é professora do CMEI Névio Lotufo e participa do evento pela primeira vez, disse que elas (professoras) queriam dançar algo bonito então a decisão foi homenagear o grupo Flor Ribeirinha. “É com muita alegria que participamos desse evento, temos a oportunidade de interagir com as profissionais de outras escolas e creches. Eu amo a dança, e vivo a dança então isso ajuda a transmitir esse sentimento para a sala de aula. Nós trabalhamos a dança com as crianças e elas adoram”. Disse
                                        
                                              Glória Reis e o filho, Oscar. Foto: Geiseane Lemes

Ao todo, nove grupos apresentaram danças do siriri e rasqueado. As cores encantaram o público que compareceu para prestigiar o festival. Cada grupo caprixou nas cores, detalhes, animação e teve até torcida organizada.




Evento

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o evento comemora o mês do Servidor Público e do Professor, celebrados em outubro. As atividades envolvem profissionais de todas as unidades educacionais – EMEB, EMEBC, Creches, CMEIs, o órgão central e voluntários dos Programas Mais Alfabetização (PMA) e Novo Mais Educação (PNME). Este ano, além das modalidades já tradicionais como futsal, vôlei, natação e atletismo, a competição traz uma novidade, o campeonato de peteca (masculino e feminino).
 
 
 Imprimir