Imprimir

Imprimir Notícia

25/11/2019 | 12:33

Museu na Alemanha é roubado e prejuízo é de um bilhão de euros

A manhã desta segunda-feira (25/11) surpreendeu o mundo da arte. Estima-se que mais de um bilhão de euros em joias tenham sido roubados do museu Grüne Gewölbe, conhecido como Green Vault, em Dresden, na Alemanha.

Depois de cortarem a luz do prédio às 5 da manhã desta segunda-feira, os assaltantes quebraram uma das janelas e entraram no edifício. O prédio era considerado “tão seguro quanto Fort Knox” — um dos cofres mais seguros do mundo, que guarda as reservas de ouro dos Estados Unidos.

De acordo com o The Guardian, os assaltantes colocaram fogo em uma ponte próxima ao museu, causando uma falha elétrica na rede da região.

Em uma conferência para a imprensa feita pela polícia da Alemanha, Marion Ackermann, diretora do Grüne Gewölbe, afirmou que foram roubados 111 itens, entre diamantes, rubis e esmeraldas, retirados dos Cofre Verde do museu. O roubo está sendo considerado um dos maiores da história da arte, ultrapassando os U$ 500 milhões em perda em um histórico assalto no Gardner Museum em Boston, nos Estados Unidos, há 30 anos.

O museu foi fundado por Augusto II da Polônia, chamado de Augusto, o Forte, e guarda milhares de itens, incluindo moedas antigas, joias e peças decorativas que resgataram a história do país.

Os assaltantes fugiram em um carro esporte. “Nós não identificamos os responsáveis por essa invasão e ainda não fizemos nenhuma prisão”, afirmou Marko Laske, um dos porta-vozes da polícia alemã, para o jornal Bild. As imagens capturadas pelas câmeras mostram dois homens invadindo um dos salões, através de uma janela com grades. Eles quebram as vitrines e levam os conjuntos, de acordo com a agência de notícia Reuters.

 
 
 Imprimir