Imprimir

Imprimir Notícia

16/03/2020 | 08:21

Às vésperas do aniversário de Cuiabá, Emanuel avalia possíveis cancelamentos de eventos públicos

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), convocou uma reunião extraordinária para esta segunda-feira (16) para discutir ações que a Prefeitura deve adotar daqui por diante em razão da pandemia de coronavírus no país. Até o momento, Mato Grosso não confirmou nenhum caso da Covid-19 e nove pacientes com suspeita da doença seguem em monitoramento.

“Estou bastante preocupado com a evolução do coronavírus e diariamente tenho acompanhado o assunto e seus desdobramentos no país. Frequentemente falo com minha equipe técnica e sugiro medidas preventivas. Entretanto, eles entendem que não há necessidade de precipitar e acabar gerando uma instabilidade social. Portanto, a medida de cancelamento de eventos públicos com grandes aglomerações, por enquanto, não se faz necessária na capital. Mas eu e minha equipe estamos atentos diuturnamente. Já convoquei uma reunião extraordinária pra segunda-feira pra avaliar toda situação”, explicou o prefeito, ao Olhar Direto.

Dos nove casos em observação no Estado, seis estão na Capital. Os pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para locais onde há a circulação do novo vírus. Os demais casos suspeitos de COVID-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Araputanga (1), e Nova Xavantina (1).

Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 23 ocorrências em Mato Grosso. Ainda de acordo com a Nota Informativa da Secretaria de Saúde do Estado, sete casos foram descartados e sete foram excluídos.

Em razão de não ter nenhum caso confirmado em território mato-grossense, ainda não há recomendação para fechamento de locais com concentração de pessoas, como escolas, cinemas e bares. Porém, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro já possuem transmissão comunitária e, em função disso, a Saúde de Mato Grosso recomenda a precaução na ida a esses estados – de forma que, caso seja possível, haja a substituição dos eventos presenciais por encontros virtuais.

Fonte: Olhar Direto
 
 Imprimir