Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Vídeos

29/10/2019 | 12:39 | Duração: 00:00:30

Provocações desta terça (29) recebe Baco Exu do Blues

Em nova fase, o programa #Provocações, agora comandado por Marcelo Tas, recebe Baco Exu do Blues. A entrevista será exibida na TV Cultura, canal 17.1 HD, na terça (22) às 22h15 (horário de Brasília). 

Admirado por astros como Caetano Veloso e Lázaro Ramos, Baco surgiu para o grande público em 2016, com a música Sulicídio. De lá para cá, viu o cachê aumentar em 450% em relação ao que ele cobrava para se apresentar em festas de hip-hop da cena soteropolitana. Desde o lançamento de Esú, em 2017, o custo médio para contratar uma apresentação sua foi reajustado seis vezes para cima – nessa época ele ganhava cerca de 14.000 reais por show.

Ele traz a raiz afro-brasileira para a música dele. Além disso, coloca na mesa assuntos difíceis de discutir, como o racismo. E ele faz isso de forma muito clara. Quem ouve a música do Baco entende o recado que ele quer passar.

Filho de professores, Diogo Moncorvo, nome de batismo de Baco Exu do Blues, nasceu em Salvador, mas se mudou para Alagoinhas, a 124 quilômetros da capital baiana, ainda na infância. Aos 7 anos, perdeu o pai, que dava aulas de tai chi chuan, e foi morar com a família da mãe em Salvador. Lá, a rebeldia faria com que ele estudasse em dez escolas, repetisse de série algumas vezes e decidisse largar o colégio na 6ª série (atual 7º ano). A decepção com o ensino tradicional, no entanto, não o afastou dos estudos. Encantado por literatura, ele lia desde histórias em quadrinhos até os livros da mãe professora – a lista incluía Jorge Amado e Fiódor Dostoievski. 

Sem se encaixar no ambiente acadêmico, o então adolescente de 16 anos se dedicou à música e entrou no circuito do rap. Adotou como nome artístico a fusão de Baco (o deus romano do vinho e dos excessos), Exu (o mensageiro dos orixás) e Blues, o “primeiro ritmo a formar pretos ricos”, como diz na música de abertura Bluesman.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet