Mato Grosso,
Segunda-feira,
14 de Outubro de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

01/03/2021 | 13:26

“A mulher que tinha músculo era considerada masculinizada”, diz treinadora sobre os desafios da mulher no esporte

Em especial ao Dia Internacional da Mulher, o Programa Mais Notícias irá abordar temas relacionados às mulheres. A primeira entrevista foi nesta segunda-feira (01) com a treinadora de atletismo Maria Aparecida.

Maria Aparecida foi atleta por 24 anos, começou a carreira aos 9 anos de idade no fundo de uma escola quando foi descoberta pelo treinador Aristide de Andrade Junqueira Neto.

A parceria durou 24 anos. Ela foi recordista brasileira juvenil, no salto em distância, recordista brasileira adulta também no salto em distância e recordista brasileira e sul-americana no salto triplo, até hoje sou a única mato-grossense a participar de uma olimpíada na modalidade de atletismo.

 “A minha primeira olimpíada foi em 1996 em Atlanta. Naquela época foi a primeira vez que teve a modalidade de salto triplo, e eu participei”. Foi o marco na história.

Maria Aparecida está à frente do Instituto Vicente Lenildo, um projeto social, em Cuiabá. Devido a suspensão das aulas por conta da pandemia, foi necessário reduzir o número de participantes.

Sobre o histórico de mulheres no esporte, a treinadora disse que tem muito o que ser comemorar.

“Na minha época, a mulher que tinha músculo era considerada masculinizada. No entanto, em Atlanta tinha uma matéria muito legal que foi feita sobre as mulheres que faziam esportes. E hoje estamos brilhando”.

Única mato-grossense a competir nas Olimpíadas na modalidade atletismo feminino, Maria Aparecida Souza De Lima é natural de São José dos Quatro Marcos.

Cida, como é conhecida, é recordista brasileira no salto em distância e recordista brasileira e sul-americana em salto triplo.
 
Para a atleta, as conquistas femininas em competições nacionais e internacionais têm ajudado a aumentar a participação de mulheres no atletismo.

"Eu sou grata ao esporte. Os países que eu conheci foi graças ao esporte. Porque se não fosse o esporte eu não teria o resultado que eu tive. E hoje a gente é reconhecida".

                   Confira a entrevista na íntegra AQUI
 
 
 

Programa Mais Notícias é exibido de segunda a sexta-feira, às 11h, pelo Canal 17.1, afiliada da TV Cultura em Cuiabá.
Apresentação: Luiz Fernando
Participação: Geiseane Lemes
Instagram: @tvmaisnews



TV Mais, afiliada da TV Cultura em Cuiabá-MT
Siga-nos no Instagram @tvmaisnews
Todos os programas e entrevistas você confere no You Tube
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet