Mato Grosso,
Terça-feira,
25 de Agosto de 2026
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

09/09/2020 | 07:52

Pesquisa Olhar Dados aponta Emanuel Pinheiro com 38,7% das intenções de voto em Cuiabá

Redação TV MaisNews

Pesquisa Olhar Dados aponta Emanuel Pinheiro com 38,7% das intenções de voto em Cuiabá

Foto: Arquivos Olhar Direto

Primeira rodada de pesquisa do instituto Olhar Dados, publicada com exclusividade pelo portal Olhar Direto, revela que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) lidera as intenções de voto na corrida pelo Palácio Alencastro, às vésperas do fim do período de convecção partidária, em que as candidaturas são oficializadas. 

O emedebista ainda não anunciou oficialmente que concorrerá à reeleição, mas em um cenário estimulado, em que uma lista de candidatos é apresentada ao eleitor, o atual prefeito totaliza a preferência de 38,7% dos entrevistados. A margem de erro é 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

O segundo colocado na pesquisa é o ex-prefeito de Cuiabá Roberto França (Patriota), que pontuou com 13,5% das intenções de voto. O vereador Abílio Júnior (PTC) aparece em terceiro, com 7,7%. Gisela Simona, pré-candidata pelo Pros, soma 4,7% e o empresário Dorileo Leal (PSDB) tem 2,2%. 

Apontado como possível candidato do grupo do governador Mauro Mendes (DEM), o ex-deputado federal e suplente de senador Fábio Garcia (DEM) pontuou com 1,2% das intenções de voto. Atrás dele aparecem o vereador Felipe Wellaton (Cidadania) com 0,8%, o advogado Julier Sebastião (PT) com 0,7% e o deputado estadual Ulisses Moraes (PSL) com 0,5%. 

Nesse atual momento de pré-campanha, ainda há muita incerteza na cabeça do eleitor. Os entrevistados que declararam não saber ou que prefeririam não responder ao questionário equivalem a 25,1% dos consultados. Além disso, 4,9% declarou que votaria em branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados. 

Espontânea

Na pesquisa espontânea, modalidade em que o nome dos candidatos não é apresentado ao entrevistado, o prefeito Emanuel Pinheiro aparece com 21,5%. Ele é seguido por Roberto França (4,4%), Gisela Simona (2,2%) e Abílio Junior (1,5%). 

Foram também lembrados espontaneamente pelos eleitores: Fábio Garcia (0,5%), Procurador Mauro do Psol (0,5%), Dorileo Leal (0,2%), Julier Sebastião (0,2%) e Ulisses Moraes (0,2%). Nesta modalidade, o número de leitores que não sabe, ou que prefere não responder subiu para 65,5%. Brancos e nulos ficou na marca de 3,4%. 


A pesquisa 

Olhar Dados é mais um produto do portal Olhar Direto. Neste primeiro levantamento, o instituto realizou 594 entrevistas entre os dias cinco e sete de setembro para captar a percepção geral da população de Cuiabá a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião. 

O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o a inscrição TRE-MT MT-05388/2020. A margem de erro é 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.

Fonte: Olhar Direto

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet