Um cuiabano, que não foi identificado, está entre os brasileiros resgatados de Israel pela Força Aérea Brasileira na semana passada. Conforme as informações do Governo Federal, o grupo, composto por 69 brasileiros, saiu de Tel Aviv com destino a São Paulo devido ao início do conflito armado entre o Estado de Israel e o grupo terrorista Hamas.
Foi o terceiro voo organizado pelo governo brasileiro para repatriar os cidadãos que estavam no território israelense, quando do começou da guerra, em 7 de outubro.
Um gabinete de crise foi criado para estabelecer diálogo com as autoridades de Israel e da Palestina para identificar brasileiros que estão na região e que querem retornar ao país.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, mais de 2,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar. A determinação é para que todos os interessados sejam trazidos de volta.
Outras 32 pessoas estão do lado palestino do conflito e não conseguem deixar a zona de guerra. Ao todo, são 22 brasileiros e 7 palestinos com visto para entrar no Brasil e mais 3 palestinos que são parentes próximos dos brasileiros.
O resgate de parentes de cidadãos brasileiros é comum em situações como essa, já que o objetivo das autoridades é não separar as famílias.
A data para chegada ao Brasil, contudo, não está definida porque depende de negociações com os dois lados na guerra, para a formação de um corredor humanitário. A ideia é que o grupo deixe a Palestina pela fronteira com o Egito, de onde seria trazido ao Brasil.