Eleita por seus pares como a líder da bancada federal de Mato Grosso no Congresso Nacional, a deputada federal Coronel Fernanda (PL) deve ficar no cargo por um ano. Ela e a senadora Margareth Buzetti (PL) vão fazer uma “dobradinha” na coordenação da bancada federal de Mato Grosso, no Congresso Nacional. O acordo foi firmado entre as duas para que houvesse em consenso na disputa.
Nesse ano a liderança será comandada por Fernanda. Já no ano seguinte, o posto será transferido a Buzetti. “Na avaliação ficou definido que eu serei a coordenadora esse ano e no próximo nós vamos estender para a Margareth Buzetti. É importante porque a mulher está ocupando espaço nesse cenário”, disse durante entrevista.
As parlamentares travavam uma disputa interna para assumir integralmente a liderança, responsável por fazer a interlocução entre a bancada de deputados, senadores com o governo federal e estadual.
Contudo, o posicionamento das duas no Congresso era visto com certa “preocupação”, já que ambas possuem frequentes divergências contra o governo Lula (PT). Ao comentar sobre a questão, Fernanda enfatizou que “não perde os princípios”.
O líder ou coordenador de bancada estadual tem o papel de representar os parlamentares do seu estado na apresentação de emendas junto à Comissão Mista de Orçamento (CMO), além de ter prerrogativas de representação na apreciação e votação de relatórios, incluindo o remanejamento de recursos e a apresentação de destaques.
Até então o líder da bancada era o deputado federal Juarez Costa (MDB). O mandato do líder da bancada é de dois anos.
“Estou fazendo a função de coordenadora de bancada apreendendo com os demais parlamentares, esse é o nosso objetivo. Queremos manter todos unidos em prol dos assuntos do Mato Grosso”, disse.