Mato Grosso,
Segunda-feira,
15 de Junho de 2026
informe o texto a ser procurado

Notícias / Educação

19/02/2026 | 15:41

Professores de Cuiabá com bônus de R$ 10 mil apostam em incentivo e bom trabalho nas escolas

Secom Cuiabá

Três professores da Escola Municipal Madre Marta Cerutti, localizada no bairro Bela Vista em Cuiabá, foram contemplados, individualmente, com R$ 10 mil, no programa de gratificação por desempenho aplicado pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A instituição de ensino figura na lista das melhores no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). 

No primeiro ano de gestão do prefeito Abilio Brunini, professores e técnicos foram contemplados com premiações financeiras, no final do ano, pelo alto desempenho em aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática nas salas de aulas. Os valores foram pagos junto com a folha salarial de janeiro correspondem a R$ 12 milhões. 

Uma das profissionais premiadas, a professora Marta Maria Rocha afirma que jamais se sentiu tão valorizada trabalhando na educação de Cuiabá. Ela avalia, ainda, que a gratificação por desempenho estimula o bom trabalho diário de jovens profissionais.

“Nós nunca tivemos uma premiação como essa. De qualidade e valorização. Com essa valorização do pedagogo, outros profissionais que estão chegando terão um incentivo a mais para trabalhar e entregar melhores resultados às nossas crianças”, disse.

A professora Rosa Gonçalina, também premiada com R$ 10 mil, afirma que gosta de construir diariamente uma boa relação com servidores e alunos envolvidos no processo de aprendizagem. A avaliação dela, vínculos de afetos em um ambiente escolar é saudável mentalmente aos profissionais e mantém as crianças felizes e dispostas a aprender.

“É o que eu chamo de pedagogia da felicidade. Um ambiente onde todos crescem. O professor disposto a ensinar transmitindo também lições de vida. E, as crianças, aprendendo Língua Portuguesa e Matemática de maneira intensa, sem sentir-se sobrecarregada, porque enxerga no professor e nos servidores pessoas confiáveis para sanar dúvidas e apoiá-las”.

A professora Silvia Maria diz que é uma honra trabalhar na Escola Municipal Madre Marta Cerutti. “Recebi muito carinho, cada um com sua particularidade. Nossos alunos são especiais. Procuro trabalhar visando a formação de um ser humano melhor. Com pessoas dispostas a contribuir para o bem da humanidade”.

“Criamos uma dinâmica de sempre trabalhar Língua Portuguesa e Matemática, nas séries iniciais, com a devida eficiência para plena aprendizagem. Também mantemos diálogos permanentes com os pais dos alunos para auxiliá-los a ter o melhor caminho da educação”, explica o diretor Luiz Cezar Terra Sales. 

Entenda

No total, são 10 mil servidores que receberam os bônus financeiros. Também foram premiados com R$ 1,5 mil cada professor do ensino fundamental, R$ 1,2 mil aos professores da educação infantil e R$ 800 aos profissionais de nível técnico, o que engloba merendeiros, servidores que atuam na limpeza das escolas e creches, entre outros. 

“Foi muito gratificante ligar para esses profissionais e informar que todos serão premiados pela dedicação e melhora no desempenho da educação de Cuiabá. Parabéns aos professores e a todos os servidores da educação. Quem ganha são as nossas crianças!”, frisou o prefeito Abilio Brunini.

"É uma política de reconhecimento que desejos mantê-la nos próximos anos", comenta o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet