O campeonato de "Farmar Aura" foi realizado, nesta sexta-feira (24), no estacionamento do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. O evento foi transferido para o campus universitário após ter sido proibido de ocorrer no Parque das Águas pelo prefeito Abilio Brunini (PL). A mudança havia sido anunciada pelo organizador, Cleofas Lopes, em vídeo publicado nas redes sociais.
"Infelizmente a nossa competição anual foi cancelada. Infelizmente o campeonato não vai ser no Parque das Águas. [...] Vai ser aqui, no estacionamento da UFMT", disse.
Antes da realização do evento, o organizador informou que as inscrições dos participantes começariam às 18h e que a competição teria início às 19h. Ao todo, 16 pessoas puderam disputar o campeonato.
O campeonato contou com a presença de crianças acompanhadas dos pais durante a realização do evento, que ocorreu no estacionamento do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal . Segundo o organizador, o consumo de bebidas alcoólicas foi proibido durante a competição.
Para Cleofas o campeonato representou uma forma de expressão da nova geração e de ocupação dos espaços públicos.
“Esse campeonato para a gente é um grito, é uma revolução, é a gente mostrando como é, como pensa e como funciona a nossa geração. Não é imbecilidade. Todas as gerações tiveram suas manias, suas ‘moagens’. Assim como as pessoas lembram do Rebolation e da Dança do Siri, tenho certeza que a minha geração também vai lembrar do ‘Farmar Aura’. E vai lembrar que pode ocupar as praças, os espaços públicos e que não vai passar batida ou ser deixada de escanteio”, afirmou.
A organização também informou que haverá premiação para os três primeiros colocados:
🥇 O vencedor receberá R$ 150 e um combo de uma lanchonete parceira;
🥈 O segundo colocado ganhará R$ 50 e um lanche;
🥉 O terceiro receberá um lanche, uma camiseta oficial do evento e um fardo de refrigerante.