Imprimir

Imprimir Notícia

20/05/2021 | 08:33

Deputado perdeu presidência por negar expulsar sindicalista contrário a Abílio



O deputado estadual João Batista (Pros) afirmou na manhã desta quarta-feira (19), que sua destituição da presidência do partido tem relação com o fato de ter negado expulsar o sindicalista Oscarlino Alves, que no segundo turno da disputa à Prefeitura de Cuiabá, em 2020, recusou apoiar Abílio Júnior (Podemos) e fez campanha para a reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), inclusive liderando o movimento sindical. O parlamentar comentou que nem ele mesmo fez campanha para Abílio já que as declarações do candidato eram contrárias à ideologia do Pros.

A destituição do parlamentar aconteceu no final de semana, por intervenção do diretório nacional da sigla.  Agora, o cargo é ocupado por Laodicéia Rocha, diretora executiva do Diretório Nacional e que reside em Goiás.

“A questão do Oscarlino, que foi aberto o procedimento para a expulsão dele e ai, nos foi pedido pela municipal, de forma informal é claro, que a estadual pudesse estar abrindo processo. Eu não concordo. (...) , E se eu não vejo que cometeu qualquer crime, não vejo porque prejudicar (...) Eu por exemplo, embora eu tenha cumprido a função de presidente estadual e ter a reunião ali e declarado o apoio do partido, mas eu não fui para a campanha do Abílio propriamente, porque contrariou aquilo a gente falava enquanto ideologia. Se fosse assim, teria que expulsar a mim também no caso”, acrescentou.

Para o parlamentar, apesar de não ter ficado claro o posicionamento do Oscarlino, muitos filiados também não apoiaram o Abílio no segundo turno.

“As falas do candidato Abílio contrariaram aquilo que a maioria do pessoal do Pros defendia no primeiro turno. Tanto que teve também alguns filiados, que embora não tenham ido apoiar o Emanuel, mas também não apoiaram o Abílio. Simplesmente se omitiram do processo”, explicou.

O Pros teve Gisela Simona como candidata a prefeita de Cuiabá, no primeiro turno. Ela ficou em terceiro lugar e o partido decidiu apoiar Abílio no segundo turno, o que causou racha.

Em março deste ano, Oscarlino Alves foi nomeado como Secretário Municipal de Turismo de Cuiabá, pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).



Fonte: REPÓRTERMT
 
 Imprimir