Imprimir

Imprimir Notícia

04/12/2017 | 10:16

Governo suspende investigação contra tenente

O governador Pedro Taques (PSDB) suspendeu, por 60 dias, o prazo para a conclusão dos trabalhos do Conselho de Justificação que investiga a tenente do Corpo de Bombeiros, Izadora Ledur Souza Dechamps.

Ela é acusada pelo crime de tortura que resultou na morte do aluno Rodrigo Patrício Lima Claro, em novembro de 2016.

A decisão assinada pelo governador foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (1°). A suspensão da investigação começou a contar a partir de 14 de novembro.

O Corpo de Bombeiros instaurou o Conselho para investigar, internamente, o possível ato cometido pela tenente, mas no último mês ela apresentou o sétimo atestado médico para licença de tratamento de saúde. O período segue até o dia 13 de janeiro de 2018.

Em julho deste ano, o Ministério Público Estadual (MPE) pediu a prisão preventiva contra Ledur. A juíza da Sétima Vara Criminal, Selma Arruda, acatou a denúncia, mas determinando apenas que ela fosse monitorada por tornozeleira eletrônica, na qual foi retirada após decisão da Segunda Câmara do Tribunal de Justiça.

De acordo com a denúncia apresentada pelo MP, Ledur é acusada de causar a morte de Rodrigo durante o treinamento de atividades aquáticas para formação de soldados do Corpo de Bombeiros realizado na Lagoa Trevisan, em Cuiabá. Nos depoimentos colhidos durante a investigação do MPE apontam que a vítima teria sido submetida a um intenso sofrimento físico e mental com uso de violência.
 
 Imprimir