Imprimir

Imprimir Notícia

29/10/2024 | 13:45

Futura primeira-dama ficará de fora da Mesa Diretora e reeleitos se articulam

Com o anúncio do prefeito eleito Abilio Brunini (PL), de que sua esposa, a vereadora eleita com maior número de votos, Samantha Iris (PL), não irá compor a Mesa Diretora e parlamentares reeleitos se articulam para tentar se candidatar à presidência da Câmara Municipal.  

 Abilio reafirmou nesta terça-feira (29), durante visita à Câmara, que pretende não interferir no processo de escolha da nova Mesa Diretora, mas espera que seja escolhido um nome que seja da sua base de apoio à sua futura gestão.  

Diante da declaração, muitos vereadores reeleitos se colocam como opção. A vereadora Michelly Alencar (União) revelou que já possui um grupo com 8 vereadores que estão discutindo o processo de sucessão do comando do parlamento cuiabano.   Além dela, que demonstra interesse em ser a presidente, o vereador Demilson Nogueira (PP), que pertence ao grupo, também se colocou à disposição para disputar a presidência.  

“Nesse grupo nós não definimos ainda em que será o presidente, ou vice e secretarias. É um grupo coeso que pensa a mesma coisa do que quer para a Câmara”, revelou.  

O vereador Cezinha Nascimento, que também é do União Brasil, também se coloca como candidato à presidência, mesmo após as rusgas que teve com Abilio, que vetou sua filiação PL.   No primeiro turno, Cezinha e seu irmão, Elizeu Nascimento (PL) apoiaram Eduardo Botelho (União) para a prefeitura. Já no segundo turno, engoliram o orgulho e se aliaram à Abilio.  

Outro nome é da vereadora Maysa Leão (Republicanos), a segunda mais votada e considerada uma das parlamentares mais equilibradas do parlamento cuiabano. Ela permaneceu neutra no primeiro turno. 

O vereador Marcrean Santos (MDB), que é fiel ao atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), se lançou como candidato à presidência, porém, alega que poderá recuar da proposta, mas que defende uma composição entre os grupos do parlamento.  

O atual presidente da Câmara, vereador Chico 2000 (PL), afirmou que tem interesse em buscar à reeleição, já que tem feito um bom trabalho no parlamento. “Eu tenho alguns vereadores, que compreenderam o trabalho que fizemos e estamos conversando [uma possível reeleição]”, disse ao lado de Abilio Brunini.  

O único vereador eleito de 1º mandato a sinalizar que pretende disputar é Ilde Taques (PSB). O PSB fez uma bancada de 4 parlamentares e tem sinalizado para ser base do prefeito eleito Abilio.
 
 Imprimir